Portanto meus caros, é preciso, necessário prevenção, uso adequado de preservativos, nas relações sexuais.

##### Escolha do parceiro.

##### Herpes zoster é se vacinar contra a varicela (catapora) ou efetuar tratamentos preventivos à base de aciclovir ou ainda de imunoterapia.

##### Lave bem as mãos e o rosto, e respeite as regras de higiene (evite emprestar ou pegar empresado batons ou protetores labiais).

##### Higienização antes e após relações sexuais.




(Como não existiam revistas só sobre herpes zoster, apresento alguns links de revistas de dermatologia)

La Jolla Conference
Fourth International Conference on Varicella, Herpes Zoster and Pos-herpetic Nevralgia
March 3-5 2001


Bibliografia

Fauci, Braunwald, Isselbacher, Wilson, Martin, Kasper, Hauser, Longo,Harrison, Medicina Interna, 4ªedição, Vol.1, Mc Graw Hill

- National Center for Infectious Diseases (NCID), Centers for Disease Control and Prevention

- Steen-Hall Eye Institute

- RXmed

- Medinfo

- American Academy of Family Physicians


Sites: http://www.santalucia.com.br


http://www.dst.com.br


VESÍCULAS BOLHOSAS
HERPES ZOSTER


























Herpes zoster

Acomete nervos e pele, causando dor terrível, de pessoas com baixa imunidade. Geralmente ataca os nervos que ficam entre as costelas (na horizontal) e o nervo trigêneo da face, a partir da orelha. Pode durar de quatro a seis semanas, mas a dor permanece por meses ou anos, quase enlouquecendo a pessoa.


Onde aparece

Herpes simples

  • Contorno dos lábios;
  • Rosto;
  • Órgãos genitais;
  • Nádegas.

Herpes zoster

  • Nervo trigêmeo, próximo da orelha até a testa;
  • Abdômen, acompanhando o trajeto do nervo.


(1). Superfície da pele repleta de conjuntos de bolhas vermelhas e infeccionadas

(2). Ramificação de nervos sob a pele, fazendo com que a pessoa sinta a dor também na superfície

(3). Bainha que envolve o conjunto de nervos

(4). Conjunto de nervos sendo atacados pelo Herpes Vírus

(5). Estrutura do nervo repleto de vírus


Evolução

Quando entra na célula do músculo o vírus se reproduz rapidamente, destruindo as fibras nervosas. Os surtos de herpes do tipo simples duram de cinco a sete dias e do tipo Zoster, de 4 a 6 semanas.


Formas de contágio

Beijo

É uma forma de contágio fácil, mesmo que a pessoa não tenha nenhuma ferida aparente, pode ser portadora do vírus, o que é suficiente para infectar o outro, mas não significa que a doença irá se manifestar.


Copo

Beber água no mesmo copo de uma pessoa portadora do vírus também facilita o contágio. A pessoa também pode se contaminar apenas estando em um ambiente onde há alguém com o vírus.


Sol

A radiação dos raios ultra-violeta (UVA e UVB) agem bloqueando a ação das células de defesa do organismo e reduzindo a proteção imunológica. Estresse, fadiga, cigarro, bebida alcólica em excesso e menstruação também baixam a resistência imunológica.


Tratamento

  • Quando mais cedo se iniciar tratamento, menor a destruição do nervo e menos dor (chamada dor pós-herpética);
  • O tratamento é feito à base de antivirais, antinflamatórios e analgésicos;
  • É possível prevenir a doença fortalecendo o sistema imunológico, evitando tomar muito sol e mantendo um estilo de vida saudável (menos estresse, bebida alcoólica, cigarro).



HERPES LABIAL NO INTERIOR DA CAVIDADE ORAL (BOCA)


HERPES LABIAL

Muitas vezes confundida com "cobreiro", que não é.
Observem que existe um líquido dentro das bolhas, o exsudato, este líquido é o causador da transmissão.

























O herpes genital é uma infecção provocada pelo vírus do herpes simples tipo 1, que aparece no rosto localizando-se principalmente na região dos olhos, nariz e boca. Já a do tipo 2, localiza-se na região do ânus e nos órgãos genitais. Ela é transmitida durante uma relação sexual, e pode ficar incubada no organismo até 26 dias, mas mesmo o vírus estando incubado, e sem a pessoa apresentar sintomas, ela pode transmitir o vírus na relação sexual se estiver desprotegida.


Essa infecção vem e volta, ou seja, ela pode ser recorrente. Também é causada por vários vírus que se agrupam e em quatro ou cinco dias formam uma erosão que corrói pouco a pouco o ferimento que é avermelhado e muito doloroso, após esse processo, elas são cicatrizadas espontaneamente.

Na maioria dos casos há pessoas que não sentem os sintomas da doença mesmo estando infectadas por ela, porém existem pessoas que apresentam sintomas da doença, os mesmos aparecerem em forma de bolhas que muitas vezes com o passar do tempo estouram e conseqüentemente geram a feridas que para serem cicatrizadas demoram de duas a quatro semanas, sendo que, podem voltar a aparecer com a durabilidade do sintoma maior que a primeira vez.

Existem duas maneiras principais de prevenir o herpes genital:

-Usar preservativo
-Evitar ter relações sexuais com vários parceiros.


Sendo assim, quem possui a doença deve periodicamente consultar a um médico, principalmente se estiver interessada em engravidar, pois mesmo se a pessoa já tiver contraído com vírus ela poderá transmitir para outras pessoas.


Sinônimos
Herpes Genital

Agente
Virus do Herpes Genital ou Herpes Simples Genital ou HSV-2. É um DNA vírus.
Observação: Outro tipo de Herpes Simples é o HSV-1, responsável pelo Herpes Labial. Tem ocorrido crescente infecção genital pelo HSV-1 e vice-versa, isto é, infecção labial pelo HSV-2, certamente em decorrência do aumento da prática do sexo oral ou oro-genital.

Complicações/Consequências
Abôrto espontâneo, natimorto, parto prematuro, baixo peso, endometrite pós-parto. Infecções peri e neonatais. Vulvite. Vaginite. Cervicite. Ulcerações genitais. Proctite. Complicações neurológicas etc.

Transmissão
Frequentemente pela relação sexual. Da mãe doente para o recém-nascido na hora do parto.

Período de Incubação
1 a 26 dias. Indeterminado se se levar em conta a existência de portadores em estado de latência (sem manifestações) que podem, a qualquer momento, manifestar a doença.

Diagnóstico
O diagnóstico é essencialmente clínico (anamnese e exame físico). A cultura e a biópsia são raramente utilizados.

Tratamento
Não existe ainda tratamento eficaz quanto a cura da doença. O tratamento tem por objetivo diminuir as manifestações da doença ou aumentar o intervalo entre as crises.

Prevenção
Não está provado que a camisinha diminua a transmissibilidade da doença. Higienização genital antes e após o relacionamento sexual é recomendável. Escolha do(a) parceiro(a).




HERPES





















Conceito
Infecção recorrente (vem, melhora e volta) causadas por um grupo de vírus que determinam lesões genitais vesiculares (em forma de pequenas bolhas) agrupadas que, em 4-5 dias, sofrem erosão (ferida) seguida de cicatrização espontânea do tecido afetado. As lesões com frequência são muito dolorosas e precedidas por eritema (vermelhidão) local. A primeira crise é, em geral, mais intensa e demorada que as subsequentes. O caráter recorrente da infecção é aleatório (não tem prazo certo) podendo ocorrer após semanas, meses ou até anos da crise anterior. As crises podem ser desencadeadas por fatores tais como stress emocional, exposição ao sol, febre, baixa da imunidade etc.
A pessoa pode estar contaminada pelo virus e não apresentar ou nunca ter apresentado sintomas e, mesmo assim, transmití-lo a(ao) parceira(o) numa relação sexual.



O que é ácido úrico

Ácido úrico é uma substância que resulta da quebra das purinas. Uma parte normal de todo o tecido humano, purinas são encontradas em muitos alimentos. Normalmente o ácido úrico é dissolvido no sangue e passa através dos rins para a urina, onde é eliminado. Se houver elevação na produção de ácido úrico, ou se os rins não o eliminarem suficientemente, seus níveis subirão no sangue em uma condição chamada hiperuricemia. A hiperuricemia também pode acontecer quando a pessoa come muitos alimentos ricos em purinas, como fígado e anchova. Hiperuricemia em si não é uma doença, porém se cristais de excesso de ácido úrico de formarem, a gota pode se desenvolver. Os cristais de ácido úrico podem se acumular nas articulações causando inflamação


Sintomas dos quatro estágios da gota

Gota é responsável por aproximadamente 5% de todos os casos de artrite e pode progredir em quatro estágios:

1. Hiperuricemia Assintomática. Nesse estágio a pessoa tem níveis elevados de ácido úrico no sangue (hiperuricemia), mas nenhum outro sintoma. Geralmente não é preciso tratamento.

2 . Gota aguda. Nesse estágio a hiperuricemia causou o depósito de cristais de ácido úrico nos espaços das articulações. Isso ocasiona súbito ataque de dor intensa e inchaço nas articulações, as quais podem ficar quentes e bem sensíveis. Um ataque agudo geralmente ocorre de noite e pode ser engatilhado por eventos estressantes, álcool, drogas ou presença de outra doença. Os ataques de gota aguda geralmente somem depois de 3 a 10 dias, mesmo sem tratamento, e o próximo ataque pode não acontecer por meses ou até anos. Porém, como o tempo, os ataques de gota aguda podem durar mais e ocorrer mais freqüentemente.

3. Gota intercrítica. Esse é o período entre os ataques agudos. Nesse estágio a pessoa não apresenta sintomas.

4. Gota tofácea crônica. Esse é o estágio mais incapacitante da gota. Ele geralmente se desenvolve durante um longo período, como 10 anos. Nesse estágio, a doença pode causar dano permanente às articulações afetadas e algumas vezes aos rins. Como tratamento apropriado, a maioria das pessoas com gota não progride até esse estágio.

Causas da gota

Existem vários fatores de riscos associados às causas de elevação do ácido úrico e gota. Esses fatores incluem:
* Genética. Em torno de 20% das pessoas com gota tem histórico familiar da doença.
* Sexo e idade. A gota é mais comum em homens e adultos.
* Peso. Estar acima do peso eleva o risco de desenvolver hiperuricemia e gota porque há mais tecido disponível para renovar e quebrar, o que pode ocasionar produção excessiva de ácido úrico.
* Consumo de álcool. Beber muito álcool pode ocasionar elevação do ácido úrico porque ele interfere com a sua remoção do corpo.
* Dieta. Comer muitos alimentos ricos em purinas pode causar ou agravar a gota em algumas pessoas.
* Exposição ao chumbo. Em alguns casos, exposição ao chumbo no ambiente pode causar gota.

Além dos fatores citados, outros problemas de saúde também podem estar entre as causas para gota. Insuficiência renal é uma causa comum de gota em idosos. Outros problemas de saúde que contribuem para elevação de ácido úrico no sangue incluem:
* Pressão alta.
* Hipotiroidismo.
* Psoríase.
* Anemia hemolítica.
* Alguns tipos de câncer.
* Síndromes de Kelley-Seegmiller e de Lesch-Nyhan, duas condições raras na quais a enzima que ajuda a controlar os níveis de ácido úrico está ausente ou em quantidade insuficiente.

Alguns remédios e podem contribuir para o risco de elevação dos níveis de ácido úrico e gota, como:
* Diuréticos, como furosemida (Lasix ®).
* Remédios contendo salicilato, como aspirina.
* Niacina, uma vitamina também conhecida como vitamina B3 ou ácido nicotínico.
* Ciclosperina.
* Levodopa

Diagnóstico da gota

O diagnóstico da gota pode ser difícil, uma vez que os sintomas podem ser vagos e ela muitas vezes se assemelha a outras condições. Embora a maioria das pessoas com gota tenha hiperuricemia em algum tempo durante o curso da doença, ela pode não estar presente durante um ataque agudo. Adicionalmente, ter níveis elevados de ácido úrico não significa que a pessoa terá gota. Na realidade, a maioria das pessoas com níveis altos de ácido úrico não desenvolve gota.

Para confirmar o diagnóstico de gota o médico pode inserir uma agulha na articulação inflamada e pegar uma amostra do fluido sinovial, a substância que lubrifica as articulações. Esse fluido é examinado no microscópio para procurar por cristais de ácido úrico. Porém, a ausência desses cristais de ácido úrico não elimina completamente a possibilidade de gota.

O médico também pode procurar por cristais de ácido úrico ao redor das articulações para diagnosticar a gota. Os ataques de gota assemelham-se a infecções na articulação. Desta forma, se o médico suspeitar de infecção na articulação ao invés de gota, ele pode fazer cultura do fluido sinovial para verificar se bactérias estão presentes.

Alimentos ricos em purinas

Pessoas com gota muitas vezes são recomendadas a eliminar o diminuir os alimentos com purina na sua dieta. Alguns alimentos ricos em purinas são:
* Anchova.
* Aspargo.
* Bife de rins.
* Feijões e ervilhas secas.
* Carne de caça.
* Fígado.
* Arenque.
* Cavalinha.
* Cogumelos.
* Sardinha.

O que as pessoas com gota devem fazer para se manter saudáveis

As pessoas com gota podem diminuir a severidade dos ataques e reduzir o risco de ataques futuros tomando as medicações como o médico prescreveu. Outras coisas que podem ser feitas são:
* Beber bastante fluidos não-alcoólicos, especialmente água, pois isso ajuda a eliminar o ácido úrico.
* Praticar exercícios físicos regularmente e manter um peso saudável.
* Seguir uma dieta que evite alimentos ricos em purinas.














CADEIA DO ÁCIDO ÚRICO (GOTA)















FASE CRÔNICA (GOTA)

IMAGENS DA FASE INICIAL DA DOENÇA (GOTA)
















ESTE FINAL DE SEMANA PRESENCIEI UMA PESSOA COM UMA CRISE DE "GOTA", POR ISSO DESSE ESCLARECIMENTO.



O que é gota?

Gota é uma doença metabólica caracterizada pelo excesso de ácido úrico e conseqüente deposição de cristais de ácido úrico em tecido conjuntivo, articulações ou ambos. Normalmente, esse ácido é dissolvido no sangue, passa pelos rins e é eliminado através da urina. Então, se sua concentração no nosso organismo aumentar por estimularmos sua produção ou se o rim por algum motivo deixar de eliminar essa substância, pode ocorrer o desenvolvimento da gota.

Como é o seu desenvolvimento?

Na grande maioria das vezes, a primeira crise ocorre no dedão do pé, ou em outra região do membro inferior. A região acometida fica bastante inflamada, muito dolorida, quente e avermelhada. A crise aguda passa sozinha, mesmo sem tratamento, em média após 3-10 dias.

A próxima crise pode demorar de meses a anos a ocorrer, e esse intervalo entre uma crise e outra no qual a pessoa não apresenta sintomas é chamado de período intercrítico.

Se a pessoa manifestar diversas crises e não iniciar o tratamento adequado, ela pode vir a desenvolver a poliartrite crônica gotosa, na qual vai haver lesão permanente da articulação e, às vezes, pode comprometer o rim.

Fatores de risco para gota e excesso de ácido úrico no sangue:

  • história familiar de gota
  • obesidade
  • consumo de álcool
  • ingestão de alimentos muito ricos em purina
  • exposição a chumbo pode causar gota
  • defeito enzimático que dificulta a quebra das purinas
  • certos medicamentos como: aspirina, diuréticos, ciclosporinas etc.

O que as pessoas com gota podem fazer para manter uma vida saudável

  1. Tomar corretamente os medicamentos dados pelo médico para prevenir crises futuras.
  2. Avisar o médico sobre todos os medicamentos e vitaminas que você está tomando.
  3. Visitar seu médico regularmente.
  4. Manter a saúde, uma dieta balanceada, evitando alimentos ricos em purina, ingerir muitos líquidos.
  5. Praticar exercícios físicos regularmente, controlar o peso, e perder peso se necessário.

IMPORTANTE

  • Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
5 MITOS SOBRE O CORPO MASCULINO

De rumores sobre o tamanho dos pés à vida sexual, há muita desinformação cultural em circulação sobre os homens e seus físicos.

E os próprios homens oferecerem pequenos e preciosos esclarecimentos com sua tendência a fazer piadas e manter as coisas em segredo.

Então, só para constar, aqui estão cinco mitos sobre os corpos masculinos que são totalmente falsas.


5. HOMENS COM PÉS GRANDES TAMBÉM TEM UM GRANDE…

É verdade que o desenvolvimento do pênis e dos dedões dos pés (assim como o do clitóris e dos dedos) é influenciado pelo mesmo gene. Mas o tamanho de um não indica o tamanho de outro.

Em um estudo com mais de 3.000 homens, nenhuma correlação foi encontrada entre o tamanho dos pés e aquele das partes íntimas, de acordo com o que foi informado por eles mesmos. Céticos sobre a habilidade de um homem se medir, alguns decidiram tomar o assunto pelas próprias mãos.

Por exemplo, um estudo de 2002, coordenado por Jyoti Shah no St. Mary’s Hospital em Londres, comparou o tamanho do pé os genitais cuidadosamente medidos (todos os 104 pênis foram esticados até a sua consistência mais longa). Nenhuma relação foi encontrada.

4. SE VOCÊ RASPAR SUA BARBA OU CABEÇA, O PELO VOLTA MAIS RÁPIDO, MAIS GROSSO OU MAIS ÁSPERO.

“Se isso fosse verdade, nós teríamos a cura para a calvície masculina,” afirma o Dr Aaron Carroll da Universidade de Indiana e co-autor do livro “Don’t Swallow your Gum: Myths, Half-truths and Outright Lies About Your Body and Health” (“Não engula o seu chiclete – mitos, meias verdades e mentiras sobre o corpo e a saúde”, com publicação em português a ser lançada em breve no Brasil).

A barba por fazer pode parecer mais escura ou mais áspera porque ainda não foi exposta ao sol e outros elementos. Uma vez crescida, parece idêntica aos pelos que haviam sido raspados antes, Carroll explica.

3. SÊMEN É REPLETO DE CALORIAS.

Fluído seminal é feito de água e nutrientes como Vitamina C, cálcio e magnésio. Também contém frutose, um tipo de açúcar, mas com o equivalente a apenas 5 a 7 calorias por “porção”, de acordo com a Dra. Rachel Vreeman, também da Universidade de Indiana e co-autora junto com o Dr. Carroll.

“É pouco provável que crie um problema dietético, mas isso não deve ser usado como um argumento para nada”, afirma Vreeman.

2. HOMENS SOLTEIROS TEM UMA VIDA SEXUAL MELHOR QUE HOMENS CASADOS.

A sabedoria popular diz que homens casados não conseguem nada além de cochilos em seus quartos, enquanto garanhões solteiros estão se “divertindo para valer”. Mas na verdade aqueles com a aliança na mão esquerda é que estão mandando ver.

Um estudo feito em 2006 pelo Centro Nacional de Pesquisa de Opinião descobriu que os esposos se dão bem em 28% até mais de 400% mais frequentemente que os solteirões, dependendo da sua idade. E não é apenas uma rapidinha sem graça no leito matrimonial: além das mulheres casadas terem mais chances de atingirem o orgasmo, homens casados também dão e recebem mais sexo oral.

1. HOMENS PENSAM EM SEXO A CADA SETE SEGUNDOS.

“Essa é a mesma frequência com que respiramos todos os dias,” Caroll disse. “Ninguém tem esse tipo de energia mental.”

Em uma das pesquisas mais abrangentes sobre hábitos sexuais nos EUA, feita por Edward Laumann e seus colegas em 1994, 43% dos homens afirmou pensar em sexo nem mesmo uma vez por dia, mas algo em torno de algumas vezes por semana ou por mês.

[Live Science, Foto]


CIENTISTAS CRIAM ESPERMATOZÓIDE EM LABORATÓRIO

Um grupo de
cientistas de Newcastle, no Reino Unido, anunciou a criação de espermatozóides de laboratório. E isso será de grande utilidade para entender a infertilidade masculina. Apesar disso, alguns experts não estão convencidos de que o esperma de laboratório foi criado.

Os pesquisadores de Newcastle publicaram um artigo na revista Stem Cell and Development dizendo que são necessários mais cinco anos para que a técnica seja aperfeiçoada.

As células tronco foram removidas com pouco tempo de vida e colocadas em tanques de nitrogênio líquido. Então foram trazidas à temperatura do corpo e colocadas em uma misturaquímica estimulando seu crescimento. Elas foram “etiquetadas” com um marcado genérico a fim que os cientistas pudessem identificar e separar dos óvulos e dos espermatozóides desenvolvidos.

As células tronco masculinas passaram pelo processo de meiose e foram divididas pela metade do número de cromossomos. O processo para criar e desenvolver os espermatozóides durou de quatro a seis semanas.

Entendendo os espermatozóides

O grupo de cientistas da Universidade de Newcastle declararam que os espermatozóides estão maduros e com mobilidade, e produziram um vídeo com a pesquisa.

O professor Karim Nayernia, da Universidade de Newcastle e do NorthEast England Stem Cell Institute disse que “este é um avanço importante, pois irá permitir aos pesquisadores estudar em detalhes como os espermatozóides se formam e levar a uma melhor compreensão sobre a infertilidade entre os homens – por que ocorre e o que a causaria”.

Para Navernia, o estudo poderá ajudar a desenvolver novas formas de ajudar casais que sofrem de infertilidade para que possam ter um filho que seja geneticamente deles. “Isto também permitiria aos cientistas estudar como as células envolvidas na reprodução são afetadas por toxinas, por exemplo, ou por que meninos jovens com leucemia que passam por quimioterapia podem ficar inférteis para o resto da vida – e possivelmente levar a uma solução”, finaliza. [BBC]


"GOSTOSÕES" PRODUZEM MENOS ESPERMA

As mulheres que querem engravidar terão a chance aumentada se o parceiro não for muito atraente. Essa foi a descoberta feita pelos pesquisadores da UCL (University College London) e da Universidade de Oxford. De acordo com a pesquisa, homens bonitos produzem menos espermas por acasalamento a fim de aumentar as chances de produzir a prole e alcançar um número maior de mulheres.

Em um artigo que será publicado na revista American Naturalist, a equipe desenvolveu um modelo matemático com estratégias de ejaculações para melhorar a quantidade de esperma por acasalamento, e como isso depende da diversificação dos parceiros. Estudos passados mostraram que animais como aves domésticas e peixes, que tinham acesso privilegiado a fêmeas, produziam ejaculações com a fertilidade mais baixa do que os outros machos.

Na natureza isso é explicado como uma evolução. O macho que é considerado mais atraente tem mais chances de copular do que aquele que não é. Em algumas espécies, as fêmeas conhecem diversos parceiros, com isso cria uma competição de espermatozóides entre os machos. Paradoxalmente, o macho que é considerado mais bonito vai copular mais, com isso diminui a produção de esperma. Já o menos atraente, copula menos, mas produz mais espermas e o armazena para quando conseguir copular. Ou seja, os mais atraentes são menos férteis.

Para Sam Tazzyman da UCL CoMPLEX (Centre for Mathematics and Physics in the Life Sciences and Experimental Biology), como essa pesquisa pode ser aplicada em humanos e outros primatas ainda é incerta. “A atratividade humana é complicada e influenciada por um número de fatores incluindo preferências culturais. Apesar disso, a produção de ejaculação e a qualidade do esperma têm sido moldados por causas similares, como atração e do número de parceiros, isso é importante em outras espécies”, conclue. [Science Daily]

HOMEM COM ESPERMA "PREMIUM" VIVE MAIS

A qualidade do esperma influencia a longevidade de um homem. Foi isso que um estudo envolvendo 40,000 homens dinamarqueses durante 40 anos atestou.

De acordo com a médica Tina Kold Jensen, que fez parte do estudo, o risco de morte é diminuído caso o sêmen dohomem tenha boa qualidade. Apesar disso, é necessário que esses homens façam exames por conta de outras doenças, especialmente o câncer no testítculo.


Segundo Jensen e sua equipe que publicaram o estudo na revista científica American Journal of Epidemiology, a infertilidade masculina tem crescido durante os últimos 50 anos, e uma das causas sugeridas seria o desenvolvimento anormal dos órgãos reprodutivos masculinos no útero materno. Essa “hipótese fetal” também está ligada às doenças como diabetes e ataque cardíaco.

Para provar a hipótese que a qualidade do sêmen pode estar ligada a doenças e morte, pesquisadores procuraram homens vinculados ao Laboratório de Análise de Esperma em Copenhagen e os acompanharam entre 1963 a 2001 – sendo que alguns morreram antes do final da pesquisa.

Os pesquisadores observaram que homens com concentração de esperma superior a 40 milhões por mililitro apresentaram 40% menos chances de falecer durante o estudo, comparados aos que tinham uma concentração igual ou inferior a 10 milhões de espermatozóides por mililitro de sêmen.

A mobilidade do espermatozóide também foi relacionada na pesquisa. Homens com 75% ou mais de esperma normal possuem uma expectativa de vida 54% superior em relação aos que tem menos de 25% de esperma normal.

» Cientistas criam o espermatozóide em laboratório

Na mesma linha de uma pesquisa anterior que mostrava que homens e mulheres férteis vivem mais, os pesquisadores descobriram que homens que são pais vivem mais do àqueles que não têm filhos.

Para Jensen e seus colegas existe a suposição que “uma boa qualidade de esperma pode ser uma biomarca de uma saúde geral associada com uma melhor sobrevivência”. [Reuters]




INFERTILIDADE RELACIONADA A BEBIDA, QUE HOMENS INGEREM

De acordo com um estudo holandês a contagem de esperma em homens que bebem mais refrigerante de cola é, em média, 30% mais baixa do que em homens que não tomam a bebida.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que homens com contagem mais baixa de espermatozóides têm risco de ficarem estéreis.

Ainda não se tem certeza sobre qual substância no refrigerante é responsável pelo fenômeno, mas é improvável que seja a cafeína – porque o café não tem o mesmo efeito noshomens. Outras substâncias aliadas a um estilo de vida que não sejam saudáveis podem estar envolvidas.


Segundo pesquisadores, poucos estudos foram feitos relacionando a infertilidade masculina à bebidas com cafeína, então essa foi a razão para que a pesquisa com 2500 homens holandeses fosse feita.

Os resultados mostraram que os caras que não tomavam Coca-cola ou bebidas similares possuíam um esperma de melhor qualidade (50 milhões de espermatozóide por litro de sêmen). Além disso o estilo de vida deles era de melhor qualidade.

Já aqueles que tomavam mais de um litro de coca por dia tinham uma contagem de apenas 35milhões de espermatozóides por litro de sêmen. Eles também comiam menos vegetais e frutas.

Pela qualidade de vida estar relacionada ao consumo de refrigerante, ainda não se sabe, com certeza, se é a dieta do homem ou se a quantidade de bebida de cola que afeta a qualidade do sêmen. Apesar de existir a probabilidade que os dois fatores causem o fenômeno, especialistas acham que a bebida de cola seja o fator menos influente.

Fonte: Reuters

Site:http://hypescience.com