Febre

Tira-dúvidas

Quando a temperatura sobe, surgem as dúvidas. Encontre respostas para todas elas e faça a coisa certa quando alguém da sua família ficar febril

Por Diogo Sponchiato

1. Pode tomar qualquer remédio para baixar a temperatura?
Não pode. As drogas indicadas para reduzir a medida do termômetro são os antitérmicos ou antipiréticos. No Brasil, os mais populares deles são a dipirona, o paracetamol, o ibuprofeno e o
ácido acetilsalicílico. Mas atenção: este último deve ser evitado por crianças, sob pena de causar prejuízos ao fígado e ao cérebro com o uso indevido. Lembre-se ainda que pessoas de qualquer idade podem apresentar alergia ao princípio ativo de um medicamento e, por isso, precisam checar com o seu médico qual o antitérmico mais indicado para o seu organismo antes de sair engolindo qualquer coisa para a temperatura cair.

2. Pode tomar antitérmico se a febre é mais baixa do que 38 graus?

Pode, se a criança ou o adulto está muito indisposto. Mas tem gente que com febre baixa, menor do que 38 graus, não costuma se sentir mal e, por isso, não precisaria tomar nenhum medicamento. A febre, afinal, é uma reação de defesa normal do corpo humano. Não precisa ser atacada se a pessoa passa bem. A quem recorre ao remédio, vale o recado: fique atento à dose, que deve ser adequada à idade e ao peso do indivíduo.

3. Pode permanecer com febre alta por mais de meia hora?
Pode, desde que não existam outros sintomas como dores, náuseas ou sangramentos. O que, na prática, quase não acontece: dificilmente alguém fica com a temperatura lá no alto sem sentir o corpo dolorosamente moído, por exemplo. Em geral, os médicos consideram que a febre alta quando ultrapassa os 38, 8 graus. Esse parâmetro só não vale para crianças com menos de 4 meses. Nessa idade, independentemente da gravidade da febre, o bebê deve ser levado ao pediatra sempre que a temperatura subir além do normal.

4. Pode tomar um segundo antitérmico se o primeiro demorar para fazer efeito?
Não pode. Até mesmo os medicamentos mais rápidos não agem instantaneamente porque precisam ser absorvidos para funcionar no organismo. Por isso, levam de 40 minutos a uma hora para fazer efeito.

5. Pode antecipar o intervalo indicado na bula, se a febre voltar a subir depressa?
Não pode, de jeito algum. Agindo assim você transforma um remédio seguro em droga potencialmente perigosa. Segure a ansiedade e, melhor ainda, ligue para o médico. Em geral, o recomendável é só repetir a dose do antitérmico depois de 4 a 6 horas da ingestão anterior do remédio. Algumas drogas, como a dipirona, pedem intervalos maiores: você pode repetir a dose de oito em oito horas, salvo outra sugestão do médico.

0 comentários: