CUIDADOS PÓS OPERATÓRIO DE VARIZES

Orientações Para Pós Operatório

Repouso

Após a cirurgia será colocada a meia antes da alta hospitalar.

Dependendo do caso será indicado um repouso de 24 horas (no leito) após a cirurgia. Em outros poderá retornar às suas atividades de trabalho 48 horas após a cirurgia ou até após 7 dias (quando submetida à retirada da veia safena). A seguir descrevo um detalhamento que ocorre na maioria dos casos:

1º e 2º dia em casa: deitado, com meia elástica, com travesseiro baixo, levantar de 2/2 h para necessidades e para refeições, retirar a meia à noite para o banho e dormir com meia. Manter-se com ampla liberdade de movimentos no leito, fazendo exercícios (flexão e extensão dos tornozelos e joelhos).

3º dia: fora da cama, com meia elástica, de 2/2 h deitar por 20 minutos com os pés elevados +/- 15 cm em relação a cabeça.

Após o 4º dia: manter o uso da meia elástica (inclusive para dormir) até o 7º dia e após usá-la pelo período de 1-3 meses ou conforme recomendado, se tiver dor ou desconforto, repousar no leito por 20 minutos de 2/2 h.

Os cuidados pós-operatórios são semelhantes de uma pós-gestante (não é uma pessoa doente, apenas deverá tomar certos cuidados).

Importante é o paciente estar se sentindo confortável.

Dor

É natural um pouco de dor nos primeiros dias. Caso persista, deite, retire a meia e repouse por 30 minutos até 1 hora que deverá haver melhora. Caso a dor persista, contate o médico.

Meia

Para colocar a meia deverá OBRIGATORIAMENTE fazer um repouso deitado de 10 minutos na cama com as pernas elevadas encostando as nádegas próximas à parede e elevando totalmente as pernas num ângulo de 90°. Movimentar os pés num vai e vem (extensão e flexão) durante o repouso. Colocar a meia sem sair da cama. Este procedimento é MUITO importante para o pós-operatório

Deverá usar a meia continuamente (inclusive para dormir) nos primeiros 7 dias, retirando apenas na hora do banho. Após usará somente durante o dia.

Havendo inchaço dos dedos dos pés significa que não foi feito o repouso adequado. Deverá retirar a meia IMEDIATAMENTE e repetir os procedimentos de colocação.

Persistindo o problema contate o médico.

Banho

A paciente poderá tomar banho 24 horas após a cirurgia, tomando apenas cuidado de não esfregar no local operado.

Deverá secar-se com cuidado sem esfregar e NÃO mexer nos curativos de micropore que estão grudados junto à pele; trocará diariamente SOMENTE os curativos que estiverem com gaze, usando apenas gaze e micropore.

Curativos (micropores)

São como "pontos" estéticos. Se cair algum substituir por outro. Permitem ao corte "respirar" e isolam-no do meio ambiente para uma cicatrização melhor.

Serão retirados no consultório, no dia da 1ª revisão que devera agendar para 1 semana após a cirurgia (ligar para confirmar se já esta agendado). Na maioria dos casos, após 7 dias haverá retirada dos pontos e curativos.

Medicamentos

Tomará medicamentos através de receita fornecida na alta hospitalar. A cirurgia de varizes dispensa normalmente o uso de antibióticos.

Hematomas

Aumentam ate o 3º/4º dia da cirurgia e reduzem de 3-8 semanas. Após o retorno quando retiramos os micropores poderá fazer compressas com água morna e aplicar medicamentos que serão prescritos.

Alimentação

Alimantação habitual devendo dar preferência aos líquidos, frutas e verduras (fibras).

Exercícios

Se possível usando a meia elástica. Evitar longos períodos em pé ou sentado.

Após 7 dias da cirurgia poderá fazer exercícios leves (caminhadas leves, bicicleta ergométrica sem peso e pedalando vagarosamente, ginástica para alongamento).

Exercícios moderados são liberados após 30 dias (natação não competitiva, ginástica de solo).

Exercícios pesados, mais intensos ou competitivas, somente após 60 dias.

Retornos para Revisões

As datas de retorno pós-operatório serão fornecidas na alta hospitalar. Normalmente o pós operatório imediato se dá 24 à 48 horas após a cirurgia. As demais serão em 7 dias, 1-2-3-6-12 meses. Deverá agendar com antecedência e cumprir rigorosamente, pois algumas orientações complementares poderão ser necessárias.

Cicatrizes

A cicatrização estará na dependência das características próprias e às vezes imprevisíveis da pele (predisposições individuais a manchas, cicatrizes hipertróficas, etc.). O paciente deverá seguir todos os cuidados pós-operatórios prescritos e possui grande responsabilidade para que se alcance o melhor sucesso da cirurgia.

O processo de cicatrização pode durar de 15 dias à 1 ano. Portanto, se algo estiver insatisfatório, juntos observaremos a própria natureza e trataremos o que precisar.

Sol

Proibido expor-se ao sol antes de 30 dias e somente será liberado após este período, após avaliação na revisão de 30 dias.

Após este período poderá expor-se antes das 10:00h e após as 16:00 h, usando filtro solar com FPS maior que 20. Enquanto houver alguma área com excesso de pigmentação ou avermelhada, não poderá bronzear-se.

Varicoses pós-operatórias

Apesar da cirurgia reduzir as varicoses alimentadas pelas veias nutridoras que são retiradas, poderá ocorrer a formação de varicoses nas áreas do trauma cirúrgico normal. Deverão ser esclerosadas nas revisões pós-operatórias.

Varizes Residuais

Quando feita minicirurgia, poderão alguns ramos mais difíceis, não serem removidos completamente. Nas revisões pós-operatórias serão retocados com minicirurgias com anestesia local. O procedimento é fácil e dispensa o repouso. O uso da meia é muito importante pois reduz as varizes residuais., uma vez que alguns ramos traumatizados com a cirurgia poderão sofrer processo de esclerosamento traumático se comprimidos adequadamente com a meia elástica. Serão verificadas nos retornos pós-operatórios. Importante: é preferível ao cirurgião e ao paciente deixar algum ramo secundário na pele do que traumatizar demais a pele para retirar o vaso o que freqüentemente origina manchas no local que podem ser definitivas.

Nódulos sob a Pele

Podem surgir pequenos nódulos endurecidos e pouco dolorosos sob a pele, os quais regridem espontaneamente ate 3/4 meses de cirurgia. São fibroses que se formam abaixo da pele, devido ao processo de cicatrização interno que está ocorrendo. Se necessário, fazer compressas com água morna.

Atestado / Período de Afastamento do Trabalho

Será fornecido no consultório quando no retorno de 1 semana devendo ser verificado o tempo necessário caso a caso. Se necessitar do atestado antes favor pedir que será colocado a disposição no consultório.
O período de afastamento do trabalho varia de 1 à 15 dias conforme a cirurgia.

Edema (Inchaço)

Edema leve até o 3º mês de cirurgia especialmente nos casos onde foi feita safenectomia (retirada da veia safena) é normal. É controlado somente pelo uso da meia elástica.

Dor no local da Peridural

É normal sentir discreta dor ou ardência no local da peridural, que pode perdurar por algum tempo, devido a cicatrização do ligamento que é transposto pela agulha. Não deixa nenhuma seqüela. Dúvidas poderão ser sanadas com o anestesista antes da cirurgia.

Depilação

Com cera fria, temperatura da pele ou lâmina poderão ser realizadas após 30 dias. Normalmente é contra indicada quando existem lesões na pele.

Aplicações para Varicoses

Geralmente iniciamos 2 semanas após a cirurgia, será relatado na 1ª revisão.

0 comentários: