Roupa repelente feita por cientista africano pode ser arma contra malária

Tecido seria mais eficiente que repelentes

 aplicados diretamente na pele.


Doença transmitida por mosquito mata cerca de

 650 mil por ano.

 A parceria entre um cientista e uma estilista da África levou ao desenvolvimento de uma roupa que repele o mosquito transmissor da malária. A doença é um problema sério de saúde pública no continente, e mata cerca de 650 mil pessoas por ano, segundo estimativas.
Assim como a dengue, a malária é uma doença tropical transmitida por mosquitos. Os insetos do gênero Anopheles picam o ser humano e podem passar os protozoários Plasmodium, causadores da doença. A malária provoca febre, dores nas articulações e pode levar à anemia e, em alguns casos, à morte.


Modelo desfile com a capa desenvolvida contra a malária (Foto: Mark Vorreuter/Divulgação) 



O tecido projetado pelo queniano Frederick Ochanda, professor da Universidade Cornell, em Ithaca, nos Estados Unidos, é mais eficiente que os repelentes usados na pele, porque dura mais.

O pesquisador recorreu à nanotecnologia. Ele usou compostos que integram metais e moléculas orgânicas e conseguiu carregar o tecido com grande quantidade de substâncias repelentes. O novo tecido recebe até três vezes mais inseticidas do que as redes normalmente usadas para afastar mosquitos nas casas africanas – essas redes duram cerca de seis meses.
Matilda Ceesay, estudante de moda da mesma universidade, desenhou a capa, que foi apresentada em um desfile no campus, no fim de abril. Ceesay nasceu em Gâmbia.
No futuro, os dois esperam que o tecido sirva para levar a novas tecnologias contra a malária. Ochanda pretende desenvolver um tecido que possa responder a mudanças de temperatura ou de luz. Dessa forma, seria possível reforçar a proteção à noite, que é quando os mosquitos buscam comida – e picam mais.
“Um objetivo da ciência em longo prazo é encontrar soluções para ajudar a vida e a saúde humanas, então esse projeto é muito gratificante para mim”, afirmou Ochanda, em material de divulgação da universidade.


Site: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/05/roupa-repelente-feita-por-cientista-africano-pode-ser-arma-contra-malaria. 

1 comentários:

Anônimo at: 18 de junho de 2012 às 08:08 disse...

Olá, tudo bem?

Não encontrei uma área de contato no blog. Gostaria de sugerir um conteúdo.

Por favor, entre em contato pelo e-mail digital3@ketchum.com.br