"GOSTOSÕES" PRODUZEM MENOS ESPERMA

As mulheres que querem engravidar terão a chance aumentada se o parceiro não for muito atraente. Essa foi a descoberta feita pelos pesquisadores da UCL (University College London) e da Universidade de Oxford. De acordo com a pesquisa, homens bonitos produzem menos espermas por acasalamento a fim de aumentar as chances de produzir a prole e alcançar um número maior de mulheres.

Em um artigo que será publicado na revista American Naturalist, a equipe desenvolveu um modelo matemático com estratégias de ejaculações para melhorar a quantidade de esperma por acasalamento, e como isso depende da diversificação dos parceiros. Estudos passados mostraram que animais como aves domésticas e peixes, que tinham acesso privilegiado a fêmeas, produziam ejaculações com a fertilidade mais baixa do que os outros machos.

Na natureza isso é explicado como uma evolução. O macho que é considerado mais atraente tem mais chances de copular do que aquele que não é. Em algumas espécies, as fêmeas conhecem diversos parceiros, com isso cria uma competição de espermatozóides entre os machos. Paradoxalmente, o macho que é considerado mais bonito vai copular mais, com isso diminui a produção de esperma. Já o menos atraente, copula menos, mas produz mais espermas e o armazena para quando conseguir copular. Ou seja, os mais atraentes são menos férteis.

Para Sam Tazzyman da UCL CoMPLEX (Centre for Mathematics and Physics in the Life Sciences and Experimental Biology), como essa pesquisa pode ser aplicada em humanos e outros primatas ainda é incerta. “A atratividade humana é complicada e influenciada por um número de fatores incluindo preferências culturais. Apesar disso, a produção de ejaculação e a qualidade do esperma têm sido moldados por causas similares, como atração e do número de parceiros, isso é importante em outras espécies”, conclue. [Science Daily]

0 comentários: