OPROCEDIMENTO FOI FEITO EM PACIENTE, EM PISA, ITÁLIA.




Médicos da Universidade de McGill, no Canadá, realizaram a primeira anestesia por videoconferência no mundo no último dia 30 de agosto.

O feito, divulgado agora pelos pesquisadores de Montreal, consistiu na administração de substâncias para controlar a dor em pacientes na cidade de Pisa, na Itália, que passava por uma cirurgia na glândula tireoide.

Conhecida como "teleanestesia", a prática reúne anestesiologistas, engenheiros e pesquisadores, todos coordenados por Thomas Hemmerling, do departamento de anestesia da universidade. As drogas são aplicadas por meio de um "cockpit", controlado por computadores.

Quatro monitores deram informações ao médicos canadenses sobre as condições dos pacientes como respiração, sinais vitais e imagens da cirurgia;"É claro que médicos locais podem entrar na cirurgia caso algo dê errado, a qualquer momento", garante Hemmerling. "É uma chance de atender pessoas em países como áreas muito remotas, como é o caso do Canadá, quando um médico não puder estar presente."O próximo passo na pesquisa da Universidade McGill é de estudar a possibilidade de consultas pré-operatórias com os pacientes em casa. Caso viável, a avaliação servirá para evitar a necessidade das pessoas de deslocarem até o anestesiologistas para ser questionada sobre as condições para uma cirurgia.

















0 comentários: