OS BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA
A acupuntura é o conjunto de conhecimentos teórico-empiricos da medicina chinesa tradicional que visa à terapia e a cura através de aplicações de agulhas e de moxas, além de outras técnicas.
Esta ciência surgiu na China em plena Idade da Pedra, isto é, há aproximadamente 4.500 anos. No entanto, apesar de sua antiguidade, continua evoluindo.
As recentes pesquisas cientificas muito têm contribuído para uma maior compreensão da acupuntura. Como já foi dito, apesar de ser uma ciência antiga, continua sendo um campo aberto à pesquisa e a novos conhecimentos. Os conhecimentos da acupuntura foram transmitidos de geração para geração, as recentes pesquisas demonstram que as velhas fórmulas e princípios da acupuntura não foram ainda superados.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ACUPUNTURA

A acupuntura é uma pratica que se tornou popular desde os tempos antigos na China. Sua popularidade se conservou através dos tempos devida à simplicidade de sua teoria, aplicação e aprendizagem.

Podemos citar os seguintes tópicos como sendo os mais indicativos no que se refere à qualidade de acupuntura:

1. Inúmeras possibilidades de aplicação.

É útil em qualquer doença, não importando sua localização, oferecendo auxilio de uma maneira ou de outra em todas as faixas etárias e independente do sexo, podendo ainda ser facilmente associada a outras modalidades terapêuticas.

2. Diminuição do uso de medicamentos:

Atualmente o uso de drogas está se tornando abusivo, com freqüentes intoxicações. A acupuntura regula o equilíbrio do organismo, melhorando a circulação sangüínea, aumentando a resistência corpórea e sendo capaz de mudar a constituição corporal, por isso, reduz ao mínimo a necessidade de drogas e aumenta a eficácia terapêutica. Além disso, constitui-se num tratamento mais econômico.

3. Simplicidade da instrumentação necessária:

Muitos equipamentos médicos são hoje difíceis de transformar. A acupuntura utiliza materiais simples, de fácil transporte, principalmente em algumas emergências, como o colapso, insolação ou angina. Num meio onde não há facilidade médica é mais evidente sua utilidade.

4. Segurança no tratamento

A acupuntura é uma pratica extremamente segura exigindo, no entanto, um nível técnico do terapeuta.

5. Complementa as lacunas da medicina moderna:

Apesar do constante progresso, a medicina moderna ainda não conseguiu resolver muito dos problemas que atingem o ser humano, por exemplo, doenças como as espondiloses, as periarterites degenerativas, as colagenoses, e outras auto-imunes. Em muitas destas doenças, a acupuntura, isoladamente ou associada a drogas, obtém melhores resultados.

6. Os aspectos desfavoráveis:

Podemos citar dois aspectos básicos, que consideramos desfavoráveis à acupuntura. Primeiro o temor despertado pelas próprias agulhas, por isso, muitos outros métodos de estimulação têm sido desenvolvidos na esperança de substituir as agulhas, mas ainda não se conseguiram os mesmos efeitos que as agulhas oferecem.

Em segundo lugar, a acupuntura exige um longo período de tratamento de perfeição e de maestria manual do terapeuta, o que requer longos anos de aprendizado.

Em algumas doenças a acupuntura mostra-se muito eficaz:

Enxaquecas, tensão pré-menstrual, osteoporose, joelhos, dor cervical, dorsalgia, ciáticas, tendinites, gastrites e outras tantas, mas a indicação maior é o tratamento da dor.

0 comentários: