BENEFÍCIOS DO CHÁ VERDE




Os benefícios do chá verde são conhecidos já há bastante tempo, apesar de só recentemente se começarem a conhecer a fundo e com provas científicas quais as verdadeiras propriedades que este chá tem para a saúde de quem o consome.

Muito popular entre as civilizações orientais, nomeadamente a China e o Japão, é obtido originalmente da folha do arbusto Camellia sinensis, pelo que se encontrar no mercado outras preparações ou misturas que não contenham única e exclusivamente esta folha não será certamente o chá verde de que vou falar neste artigo. Leia com atenção o texto para saber como tirar o máximo partido de todos os benefícios do chá verde.


Benefícios do chá verde – Modo de preparo

Chama-se chá verde porque durante a sua preparação sofre um processo mínimo de oxidação e as folha mantêm a coloração verde original, ao contrário do chá preto (muito mais popular nos países ocidentais) em que o processamento faz com que as folhas adquiram uma coloração muito escura, negra.

Ao contrário da maior parte dos chás, o chá verde deve ser preparado com água quente mas sem ferver e o tempo de infusão não deverá ultrapassar os 3 minutos, porque caso estas duas condições não se verifiquem, as folhas ficarão cozidas e o chá terá um sabor amargo. Esta é a razão pela qual as pessoas que não o preparam convenientemente acabam por não gostar da bebida, não tirando o partido devido dos benefícios do chá verde.

Benefícios do chá verde, comprovados científicamente.

  1. Rico em antioxidantes, nomeadamente polifenóis, que ajudam a eliminar radicais livres atrasando o processo de envelhecimento, podendo ser úteis na terapia de vários cancros
  2. Reduz o risco de pedra nos rins
  3. Reduz o risco de aparecimento de cáries dentárias
  4. Pode ajudar no tratamento da halitose (mau hálito)
  5. Melhora a densidade óssea
  6. Melhora os processos cognitivos e pode mesmo atrasar doenças neuro-degenerativas
  7. Pode ajudar a controlar a hipertensão
  8. Ajuda a eliminar o “mau colesterol”
  9. Ajuda a reduzir o peso e a percentagem de massa gorda corporal
  10. Melhora a sensibilidade à insulina e tolerância à glicose em indíviduos jovens saudáveis

Benefícios do chá verde não comprovados cientificamente.

  1. Controle completo de doenças neurodegenaritvas como Parkinson e Alzheimer (só está provado que pode ajudar no controles, mas não o faz por si só sem mais nenhuma terapêutica)
  2. Tratamento da esclerose múltipla
  3. Cura de vários tipos de cancro (só está provado que pode ter um papel protector e preventivo no aparecimento do cancro)

O chá verde é diurético e tem cafeína, se bem que em quantidade 6 a 7 vezes menor que a mesma quantidade de café. Existem também alguns estudos que apontam que o chá verde poderá ajudar a proteger as pessoas de depressão ou sintomas depressivos. Por tudo o que foi dito, será que não está na altura de começar a incluir o chá verde na sua dieta diária?


0 comentários: