ELE DIVIDE NÃO AS DESPESAS!

"Boa tarde. Meu nome é Marta e namoro com o João há seis meses. Ele vive em casa, come, bebe e, por vezes, dorme. Não saímos, não fazemos programas legais e, o pior, ele não traz um nada para contribuir com minhas despesas. Não aguento mais. É verdade que o amo, mas, ao mesmo tempo, sinto-me usada."

Olá Marta! Espero que esteja bem e que possa, realmente, ter avaliado a possibilidade de romper essa relação. Uma relação de amor tem como base o doar-se, o comprometer-se, o renunciar, o afeto. E não me parece que seja isso que esteja vivendo.

O seu atual companheiro, usa e abusa de você, a manipula, destrói sua autoestima e você ainda diz que o ama?

Veja, isso está mais parecido com qualquer outra distorção do amor ligada à autopunição, do que outra coisa.

Não dá para ser feliz desse jeito. Não dá para arriscar, deixar tudo ainda mais sério. Se hoje, que vocês namoram, já acontece dessa forma, quando se unirem de vez como vai ser?

E, vale ressaltar, além de você não aceitar a situação, não tem coragem de dialogar, defender-se, deixar tudo claro. Você, parece-me, não tem vocação para manter e sustentar o outro. Não se sente bem nessa situação e, ao mesmo tempo, não consegue dar o basta para si mesma. O basta para falta de coragem. Por isso fica aqui meu convite. Você tem duas alternativas, primeiro dar um grito de liberdade e dizer "se vamos ficar juntos, vai ser de outra maneira". Ou você pode romper. Nos dois casos, precisa estar forte para sustentar a decisão.

Avalie seriamente até onde pode ir e depois pense seriamente do João.

Incluir alguém na nossa vida, na nossa casa, deixá-lo transitar livremente por nosso mundo, demanda um esforço de amor imenso. Demanda entrega, compaixão, troca.

E, se não há troca, a entrega também não acontece a contento, a relação vai de mal a pior, melhor deixar ir.

Exercitar o desapego é mesmo dificílimo, mas talvez seja, no seu caso, a melhor saída. Dessa maneira, você aos poucos poderá se abrir para um relacionamento mais saudável e equilibrado.

Sandra Maia é autora dos livros Eu Faço Tudo por Você — Histórias e Relacionamentos Codependentes, Você Está Disponível? Um Caminho para o Amor Pleno e Coisas do Amor.

www.sandramaia.com




0 comentários: