QUEIMADURAS


QUEIMADURAS


1 - DEFINIÇÃO

Queimaduras são lesões da pele, provocadas pelo calor, radiação, produtos químicos ou certos animais e vegetais, que causam dores fortes e podem levar a infecções.

2 - CONCEITOS E INFORMAÇÕES

O fogo é o principal agente das queimaduras, embora as produzidas pela eletricidade sejam, de todas, as maismutilantes, resultando com frequência na perda funcional e mesmo anatômica de segmentos do corpo, principalmente dos membros.

A exposição ao sol, comum entre lavradores e pescadores, pode provocar a urticária solar , (edema localizado, acompanhado de coceira, que pode preceder a lesão da pele) considerada uma doença do trabalho pela Médica Paulista Carmen Leal (*), da Unicamp.

De um modo geral, para cada 100 doentes queimados, três (3) morrem em decorrência das queimaduras.

Estas lesões são muito importantes para o agricultor, que passa o dia todo sob o sol e tem o mau hábito de praticar a "queimada" para limpar o terreno e para colher a cana-de-açúcar.

A dor na queimadura é resultante do contato dos filetes nervosos com o ar. Para aliviar a dor da queimadura, pode-se cobrir o local com vaselina esterilizada. Contudo, via de regra, não se cobre queimadura , principalmente se ocorrer no rosto, nas mãos e nos órgãos genitais, para evitar aderências. Há experiências hospitalares bem sucedidas, no Brasil, de cobrir a queimadura com tiras ou mantas de pele de rã , embebida em solução antibiótica.

As manifestações locais mais importantes nas queimaduras são:

  • não eliminação de toxinas (não há suor)
  • formação de substâncias tóxicas
  • dor intensa que pode levar ao choque
  • perda de líquidos corporais
  • destruição de tecidos e
  • infecção.

Entretanto, a consequência mais grave das queimaduras é a porcentagem da área do corpo atingida . Quando esta é menos de 15%, diz-se que o acidentado é, simplesmente, portador de queimaduras . Entretanto, quando a percentagem da pele queimada ultrapassa os 15% (cerca de 15 palmos), pode-se considerá-lo como grande queimado . Ao atingir mais de 40% da superfície do corpo, pode provocar a morte . Acima de 70%, as chances de sobreviver são mínimas !

(*) LEAL, Carmen H.S. Urticária: uma Revisão sobre os Aspectos Clínicos e Ocupacionais. Rev. Bras. de Saúde Ocupacional. 95/96(25):77-100, 1999.

3 - CLASSIFICAÇÃO DAS QUEIMADURAS

As queimaduras podem ser classificadas quanto ao:

  • Agente causador
  • Profundidade ou grau
  • Extensão ou severidade
  • Localização e
  • Período evolutivo.

3.1 - AGENTES CAUSADORES (TIPOS) DE QUEIMADURAS

  • Físicos: temperatura: vapor, objetos aquecidos, água quente, chama, etc.
    eletricidade : corrente elétrica, raio, etc.
    radiação : sol, aparelhos de raios X, raios ultra-violetas, nucleares, etc.
  • Químicos: produtos químicos: ácidos, bases, álcool, gasolina, etc. e
  • Biológicos: animais: lagarta-de-fogo, água-viva, medusa, etc. e vegetais : o látex de certas plantas, urtiga, etc.

3.2 - PROFUNDIDADE OU GRAU DA QUEIMADURA

pele

  • 1o. grau , da pele, ou superficial : só atinge a epiderme ou a pele (causa vermelhidão).

  • 2o. grau , da derme, ou superficial : atinge toda a epiderme e parte da derme (forma bolhas).

  • 3o. grau , da pele e da gordura, ou profunda : atinge toda a epiderme, a derme e outros tecidos mais profundos, podendo chegar até os ossos. Surge a cor preta, devido a carbonização dos tecidos.

A foto abaixo mostra, da esquerda para a direita, os três tipos de queimadura: 1o., 2o. e 3o. graus.

grau da queimadura

%corpo.gif

Um pequeno Manual de Primeiros Socorros da Petrobrás S.A., elaborado pela Divisão Assistencial do SEPES, em 1973, mostra a seguinte figura esquemática para a avaliação da porcentagem do corpo queimada.

3.3 - EXTENSÃO OU SEVERIDADE DA QUEIMADURA

O importante na queimadura não é o seu tipo e nem o seu grau , mas sim a extensão da pele queimada , ou seja, a área corporal atingida.

  • Baixa : menos de 15% da superfície corporal atingida
  • Média : entre 15 e menos de 40% da pele coberta e
  • Alta : mais de 40% do corpo queimado.

Uma regra prática para avaliar a extensão das queimaduras pequenas ou localizadas, é compará-las com a superfície da palma da mão do acidentado, que corresponde, aproximadamente a 1% da superfície corporal.

Para queimaduras maiores e mais espalhadas, usa-se a REGRA DOS 9% (vide figura abaixo):

Um adulto de frente:
9% = rosto
9% = tórax
9% = abdômen
9% = perna direita
9% = perna esquerda
9% = os 2 braços
1% = órgãos genitais.
55%=Sub-total

Agora, de costas :
9% = costas
9% = abdômen
9% = perna direita
9% = perna esquerda
9% = os 2 braços
45%=Sub-total
55%(frente) + 45%(costas) = 100% da área do corpo.

area queimada

3.4 - CUIDADOS DISPENSADOS AOS QUEIMADOS

lava.gifComo proceder:

1 - Retirar a vítima do contato com a causa da queimadura:

a) lavando a área queimada com bastante água, no caso de agentes químicos; retirar a roupa do acidentado, se ela ainda contiver parte da subtância que causou a queimadura;

b) apagando o fogo, se for o caso, com extintor (apropriado), abafando-o com um cobertor ou simplesmente rolando o acidentado no chão;

2 - Verificar se a respiração, o batimento cardíaco e o nível de consciência do acidentado estão normais.

3 - Para aliviar a dor e prevenir infecção no local da queimadura:

a) mergulhar a área afetada em água limpa ou em água corrente, até aliviar a dor. Não romper as bolhas e nem retirar as roupas queimadas que estiverem aderidas à pele. Se as bolhas estiverem rompidas, não colocá-las em contato com a água.

b) não aplicar pomadas, líquidos, cremes e outras substâncias sobre a queimadura. Elas podem complicar o tratamento e necessitam de indicação médica.

4 - Se a pessoa estiver consciente e sentir sede, deve ser-lhe dada toda água que deseja beber porém, lentamente e com cuidado.

5- Encaminhar logo que possível a vítima ao Posto de Saúde ou ao Hospital, para avaliação e tratamento.

Outros cuidados:

a) Não dê água a pacientes com mais de 20% do corpo queimado;

b)Não coloque gelo sobre a queimadura;

c)Não dê qualquer medicamento intramuscular, subcutânea ou pela boca sem consultar um Médico, exceto em caso de emergência cardíaca;

d)Não jogar água em queimaduras provocadas por pós químicos; recomenda-se cal e escovação da pele e da roupa.

e)Deve-se providenciar o transporte imediato do acidentado, quando a área do corpo queimada for estimada entre 60 e 80%.

f)Além da percentagem da área corporal atingida, a gravidade das queimaduras é maior nos menores de 5 anos e maiores de 60.

3.5 - INSOLAÇÃO E INTERMAÇÃO

A insolação --- síndrome causada pela ação direta dos raios solares sobre o corpo humano, principalmente quando o mesmo se apresenta com a cabeça desprotegida --- manifesta-se pelo aparecimento de irritabilidade, cefaléia intensa, vertigens. transtornos visuais, zumbidos e mesmo colapso e coma.

A intermação está mais na dependência de alterações na termorregulação do organismo sob a ação do calor: independente da atuação direta dos raios solares. Suas manisfestações iniciais são: vemelhidão da face, cefalalgia, náuseas, mal estar e sede intensa, seguindo-se vertigens, sensação angustiosa e vômitos, até que o doente cai desfalecido, com a face cianótica.

Queimaduras Solares

Ocorrem principalmente em indivíduos de cor branca, predispostos, ou não habituados ao sol, que trabalham em atividades a céu aberto (como agricultores e pescadores), ou frequentam praias sob sol forte.

As queimaduras provocadas pelo sol, embora comumente extensas, são quase sempre superficiais (de 1o. grau). A pele fica vermelha, doida e irritada.

É comum associar-se às queimaduras solares certo grau de insolação, a qual, em determinadas situações, apresenta gravidade maior do que a própria queimadura.

Como tratamento local, dá-se preferência à exposição e aplicação de óleos inertes, associados ou não a anti-histamínicos , que aliviam rapidamente a dor.

0 comentários: