Como as pessoas saem do coma?





Foto cedida por MorgueFile
Um paciente em recuperação de um coma pode usar aparelhos de fisioterapia como esse pedal para exercitar os braços
O tempo que uma pessoa demora para sair do coma depende da causa e da gravidade da lesão cerebral. Se a causa for um problema metabólico, como a diabete, e os médicos tratarem isso com medicamentos, ele pode sair do coma relativamente rápido. Muitos pacientes que tiveram overdose de drogas ou álcool também puderam se recuperar assim que a substância foi eliminada do organismo. Uma lesão cerebral grave ou um tumor cerebral podem ser mais difíceis de tratar, levando a um coma longo ou irreversível.

A maioria dos comas não duram mais do que duas a quatro semanas. A recuperação normalmente é gradativa, com os pacientes ficando cada dia mais conscientes. Eles podem ficar acordados e alertas por apenas alguns minutos no primeiro dia, mas gradativamente ficam mais tempo acordados. As pesquisas mostram que a recuperação de um paciente comatoso está diretamente relacionada a sua pontuação na escala Glasgow. A maioria dos pacientes (87%) que tem uma nota três ou quatro nessa escala dentro das primeiras 24 horas de coma, tem uma grande possibilidade de morrer ou de entrar em um estado vegetativo persistente. No outro lado da escala, aproximadamente 87% dos pacientes com notas entre 11 e 15 têm grande possibilidade de terem uma boa recuperação [ref. em inglês)].

Algumas pessoas saem do coma sem nenhuma incapacidade física ou mental, mas a maioria precisa de pelo menos algum tipo de terapia para recuperar suas funções físicas ou mentais. Elas podem precisar aprender a falar novamente, andar e até comer. Algumas nunca se recuperam completamente, podem recuperar algumas funções (como respirar e digerir) e passar para um estado vegetativo, mas nunca vão reagir a um estímulo de forma consciente.



Recuperações impressionantes


Patricia White Bull é apenas mais uma das impressionantes histórias de recuperação de um coma. Em abril de 2005, Donald Herbert acordou surpreendentemente. O bombeiro teve queimaduras graves em 1995, quando o teto de um prédio em chamas desabou sobre ele. Ele ficou em coma por dez anos, e quando os médicos começaram a dar a ele drogas normalmente usadas para tratar mal de Parkinson, depressão e problemas de déficit de atenção, Donald acordou e falou com sua família por 14 horas sem parar. Infelizmente ele morreu alguns meses depois de pneumonia.

Estes não são os únicos casos de histórias impressionantes de recuperação do coma, os médicos têm documentado alguns casos de pacientes com lesão cerebral grave que acordaram repentinamente e falaram com sua família e amigos. Porém, esses casos são raros, na maioria das vezes os pacientes que não acordam após alguns dias ou semanas continuam em coma ou em estado vegetativo pelo resto de suas vidas.




0 comentários: