PERIODO FÉRTIL DA MULHER

O que é a menstruação?

Após a primeira menstruação, ou menarca, que surgirá no início da adolescência, a partir daqui aparecer-te-á todos os meses o chamado ciclo menstrual, é o fluxo de sangue e células que se formam quando o corpo da mulher se prepara para receber uma gravidez.

Todos os meses, após a menarca, os ovários da mulher libertam um óvulo. Este óvulo vai iniciar um percurso descendente e só pode ter dois destinos: ou é fecundado, ou vai amadurecer e é expulso.

Se é fecundado, o óvulo passa a ovo e vai alojar-se na parede uterina, que entretanto se tinha preparado para receber esse novo ovo: ocorre então a nidação.

Se a fecundação não aconteceu, então este óvulo vai continuar o seu percurso descendente, amadurece e é expulso juntamente com a descamação da parede do endométrio, após o que novo ciclo ovárico terá lugar.

É a isto que vulgarmente se chama, “estar com o período”, ou estar menstruada.

Quanto tempo dura um ciclo?

Habitualmente um ciclo dura entre 28 a 32 dias, ou seja, é aquilo a que chamamos um ciclo menstrual. Mas podem existir ciclos ligeiramente menores ou maiores.

Um ciclo começa no primeiro dia do aparecimento da menstruação e termina quando se inicia novo ciclo, ou seja, o 1º dia de menstruação seguinte. Estes dias podem variar de mulher para mulher, assim como podem também variar na mesma mulher de ciclo para ciclo.

É assim que a mulher pode considerar se os seus ciclos são regulares ou irregulares. O período menstrual dura normalmente entre3 a 5 dias.

As três fases do ciclo menstrual

Já vimos que o primeiro dia do ciclo menstrual é o primeiro dia do aparecimento da menstruação. O ovário contém uns folículos, do tamanho da cabeça de um alfinete.

Um destes folículos vai crescer e ficar do tamanho de uma ervilha, isto demora cerca de 14 dias. Chama-se a isto a fase folicular.

Por volta do 14º dia, o folículo rompe-se e é aqui que se dá a ovulação. Ou seja, o óvulo desce pelas trompas de Falópio, podendo ou não ser fecundado pelos espermatozóides se estes se encontram na vagina contidos no liquido espermático.

Só um espermatozóide pode fecundar o óvulo, senão, este vai continuar a descer pelo canal vaginal. Chama-se a esta fase, fase ovulatória.

Quando o folículo se rompeu e libertou o óvulo, deu-se uma transformação fisiológica gerando-se uma massa amarela e sólida que se chama “corpo amarelo”.

Quando não há fecundação, este corpo amarelo amadurece, vai-se degenerando e acaba por ser levado através do fluxo sanguíneo, esta é a fase luteiníca. O período menstrual tem aqui o seu início.

Como é que eu sei se estou no período fértil?

É possível perceber esta situação da seguinte forma, durante mais ou menos seis a oito meses tentas averiguar qual a duração dos teus ciclos menstruais.

Ajuda por exemplo marcar todos os meses num calendário o dia em que te aparece a menstruação, e marca também os dias em que estás menstruada (isto é, marca o teu período num calendário todos os meses... vais ver que ajuda).

Uma vez feita esta contagem, subtrais ao ciclo mais curto 18 dias e ao ciclo mais longo 11 dias. A partir do momento em que estes resultados estão encontrados, o intervalo entre ambos, do menor para o maior, indica o espaço de tempo no qual te encontras no período mais fértil dos teus ciclos.

Por exemplo, imaginemos que o teu ciclo mais curto é de 26 dias e o ciclo mais longo de 30 dias. Então,

26 – 18 = 8 e,

30 – 11 = 19, quer isto dizer que os teus dias mais férteis são entre o oitavo e o décimo nono dia do ciclo.

Não te esqueças que, neste exemplo, falamos do 8º dia do ciclo, ou seja o 8º dia a contar desde que te apareceu a menstruação, isto porque estamos a dar como exemplos ciclos irregulares, ou seja, que oscilam entre 26 e 30 dias. No caso de um ciclo normalizado este tem uma duração de cerca de 28 dias, atingindo-se o pico de ovulação ao 14º.dia, por uma questão de precaução deverás considerar como período de risco de gravidez entre o 11º. e o 17º dia.

É importante perceberes que estas situações do aparecimento da menstruação são perfeitamente naturais, e que ao longo da tua vida, até à menopausa, é suposto que se repitam constantemente, todos os meses, de ciclo em ciclo, pois é essa a natureza e o funcionamento normal de uma mulher.

A gravidez interrompe o ciclo menstrual, quando esta ocorre o período menstrual não se efectua, dado que os ovários interrompem a ovulação e portanto não existe ciclo ovárico. No fim da gravidez tudo volta ao normal.

Se com o aparecimento do período menstrual sentires dores, deves sempre consultar um médico, para se esclarecer qual é a causa desse mau estar.

Quanto à tua higiene íntima, deves efectuá-la usando líquidos assépticos e pensos higiénicos e tampões com que te sintas mais confortável, que te permitam passar esses dias sem preocupações.


0 comentários: