Histórico Institucional da EEAN

A Escola de Enfermagem Anna Nery/EEAN da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ, primeira Escola de Enfermagem no Brasil, surgiu no contexto do movimento sanitarista brasileiro do início do século XX, sendo criada pelo Decreto n0 16.300 de 31 de dezembro de 1923, como Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde, denominada Escola de Enfermeiras D. Ana Néri, pelo Decreto n0 17.268 de 31 de março de 1926, implantando a carreira de Enfermagem – modelo “Nightingale” – em nível nacional.

Foi incorporada à Universidade do Brasil pela Lei n0 452 de 05 de julho de 1937. Incluída entre os estabelecimentos de Ensino Superior da Universidade pela Lei n08.393 de 17 de dezembro de 1945, integrando atualmente o Centro de Ciências da Saúde da Universidade, de acordo com o Plano de Reestruturação aprovado pelo Decreto n0 60.455-A de 13 de março de 1967. Em fevereiro de 2003 completou 80 anos de existência à serviço da vida.

Em 83 anos de existência a Escola de Enfermagem Anna Nery registra um papel histórico-social de vanguarda, expansão e desenvolvimento da enfermagem brasileira; destacando-se, dentre outras, a criação da Associação Brasileira de Enfermeiras Diplomadas (1926), atualmente Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn, a criação de novas escolas de enfermagem, a organização de hospitais e centros de saúde, formação e qualificação de enfermeiros Especialistas, Mestres, Doutores e em Programas de Pós-Doutorado principalmente, em todas as regiões do país e na perspectiva de Cooperação Técnica e Científico-Cultural em alguns países da América Latina (Argentina, Colômbia, México, Peru) e da África (Angola e Moçambique).

(Texto retirado do Discurso da Diretora da EEAN, Profa. Dra.Maria Antonieta Rubio Tyrrell, por ocasião da celebração dos 80 Anos, em 19/02/2003).

Foi fundada por iniciativa do eminente sanitarista e cientista brasileiro Prof. Carlos Chagas, e graças ao concurso dos esforços das enfermeiras americanas que integraram a Missâo Técnica de Cooperação para o Desenvolvimento da Enfermagem no Brasil, chefiada pela Sra. Ethel O. Parson, que chegou ao Rio de Janeiro em 02 de setembro de 1921. Esta Escola demarca, no País, o modelo de ensino e de prática de enfermagem moderna, segundo os princípios norteadores do Sistema Nightingale.

A missão técnica foi patrocinada pela Fundação Rockefeller e teve a incumbência essencial de implantar, no Brasil, o Serviço de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública, do Ministério da Justiça e Negócios Interiores, sendo Diretor Geral do Departamento o Dr. Carlos Chagas. Desde logo, foi recomendada a criação de uma Escola de Enfermeiras (Decreto nº 15, 799/22), e quando o primeiro currículo foi implantado, em 1923, para consolidar o efetivo funcionamento da Escola (Decreto nº 26. 300;23), era Diretora a Sra. Clara Luise Kieninger.

A Escola integrou-se ao Sistema Universitário (Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro), em 1937, como instituição de educação complementar (Lei nº 452/37), sendo Diretora a enfermeira americana Bertha Lucille Pullen. Em
1945, a Escola foi elevada a categoria de Unidade de Ensino (Decreto Lei nº 8.393/45), sendo Diretora a Sra. Laís Netto dos Reys (primeira Diretora formada pela EEAN).

(Texto extraído de CARVALHO, V. de.; COELHO, C. P. O quadro documental da Escola de Enfermagem Anna Nery - 70 anos de evolução histórica (1922-1992) 1992. Mimeo.)

0 comentários: