SUCOS FUNCIONAIS


Em tempos onde assuntos como ecologia, economia sustentável, consumo consciente e preservação do meio ambiente estão cada vez mais em pauta, não há mais como desvincular este tipo de preocupação dos cuidados que devemos ter com nosso próprio corpo e saúde. Por isso, a busca por uma alimentação saudável também vem ganhando mais espaço e atenção.

Porém, algumas pessoas sentem dificuldade em manter uma alimentação balanceada, algumas por conta da rotina corrida e cheia de compromissos a que se submetem diariamente, outras por simplesmente não conseguirem muito gostar de comer legumes e folhas crus, por mais que saibam o quanto faz bem.

Assim, os sucos funcionais, ou sucos verdes, tornam-se uma solução eficaz, saborosa e simples de suprir uma boa parte das nossas necessidades diárias de nutrientes e vitaminas, por reunirem num único copo tantos itens saudáveis, já que misturam frutas, legumes e verduras. Além disso, conferem um grande fluxo de energia ao organismo, principalmente se consumidos pela manhã, aumentando a disposição, por serem diuréticos e desintoxicantes e limparem os órgãos internos, ajudando-os a funcionar melhor, além de manterem o corpo hidratado, bem nutrido e funcionarem também como preciosos auxiliares na prevenção de doenças, já que regulam o metabolismo e fortalecem o sistema imunológico.



A clorofila contida em todas as folhas verdes, especialmente as escuras, como couve, espinafre, salsa e agrião, entre outras, purifica o sistema digestivo e oxigena as células, fornecendo mais vitalidade e melhorando a pele e as funções musculares. As frutas e legumes, além de também estarem repletos de nutrientes e vitaminas, também ajudam a adoçar naturalmente os sucos. Para dar um toque final e tornar a mistura ainda mais saborosa, você pode acrescentar ingredientes como gengibre, erva-cidreira, capim limão ou hortelã. O consumo de fibras também é muito importante para o bom funcionamento do intestino e para prolongar a sensação de saciedade, por isso, podem ser adicionados farelos de trigo, linhaça, flocos de quinoa, ou grãos germinados.

Algumas sugestões:

2 folhas de couve
1 punhado de folhas de hortelã
1 maçã
1 cenoura ou beterraba
½ pepino
1 lasca de gengibre;

1 talo de aipo
1 maçã
1 limão;

200ml de suco de laranja
1 maça
1 punhado de salsinha;

2 fatias de abacaxi
1 limão
2 folhas de couve
algumas folhinhas de hortelã.

Procure variar sempre as misturas, use a criatividade e teste sem medo as diversas possibilidades de combinação de sabores. Assim, além de enriquecer seu corpo a ingestão de todos os tipos possíveis de nutrientes e vitaminas, você ainda poderá evitar o desperdício, aproveitando todos os alimentos que estão “sobrando” na geladeira.


0 comentários: