A MÁGICA DOS HORMÔNIOS

O corpo produz poções poderosas, capazes de equilibrar não só o funcionamento dos órgãos, mas também a temperatura das emoções. Veja quais são os hormônios que entram na fórmula da felicidade.


Como na história do ovo e da galinha, é difícil saber com certeza onde tudo começa. Mas os médicos reconhecem que a felicidade é uma dádiva para a saúde e, no caminho inverso, que hormônios na dose certa trazem bem-estar e bom humor. "A predominância ou a ausência de uma dessas substâncias provoca mudanças nos pensamentos e nas emoções", explica o ginecologista Eliezer Berenstein, de São Paulo. Do mesmo modo, um estado emocional alterado pode interferir na química do organismo. "Pensamos e sentimos na freqüência das nossas curvas hormonais. Se elas não estão adequadas, por mais que a vida esteja cor-de-rosa, a percepção dos fatos não vai estar", explica o médico.

Para as mulheres, essa experiência é bem familiar: nos primeiros 15 dias do ciclo menstrual, quando o cérebro está mergulhado em estrogênios, o erotismo e a feminilidade ficam à flor da pele, e a disposição geral melhora. Depois disso, sob influência da progesterona, a mulher se torna mais sensível, introspectiva e, às vezes, sente muita irritação. "É por isso que as oscilações hormonais que anunciam a menopausa comprometem a vitalidade física, a qualidade do sono e a estabilidade emocional", diz a endocrinologista Sandra Cabelho, de São Paulo. No mapa dos altos e baixos, a ciência já conhece a rota e a missão de mais de 40 substâncias diferentes. Veja algumas das que mais contribuem para criar a sensação de felicidade.


IMPERADOR DO SEXO
O estrógeno protege o organismo contra o mal de Alzheimer, a osteoporose e as doenças cardíacas. Além disso, mantém o tônus da pele e favorece a produção de colágeno, reduz o estresse e aumenta a lubrificação vaginal, mantendo o impulso sexual ativo. O estradiol (E2), fabricado principalmente nos ovários e liberado na primeira fase do ciclo menstrual, tem como objetivo temperar o comportamento feminino com uma dose de sensualidade: sob sua influência, a mulher se expõe mais e adquire uma postura sedutora. O estrógeno produz bom humor, clareza de espírito, disposição e vigilância, além de ajudar a equilibrar o apetite, atuando no metabolismo das proteínas, gorduras e carboidratos. Sintomas comuns da menopausa, como depressão, irritabilidade, ressecamento da pele e falta de libido, são reflexos da diminuição dos níveis de estrógeno no organismo.
Receita natural: dá para estimular a produção do hormônio incluindo na dieta alimentos derivados de soja -ricos em fitoestrógenos-, exercícios físicos e sexo



MASSAGISTA DA AUTO-ESTIMA
O hormônio do crescimento (GH) é produzido pela hipófise, uma glândula situada no cérebro. Nas crianças, é o principal agente do crescimento. Mas, na idade adulta, o GH é responsável por várias façanhas: mantém a rigidez dos tecidos, melhora o desempenho sexual, dá energia e estimula a auto-estima. Doenças crônicas, como anemias, cardiopatias congênitas, hipotireoidismo, diabetes, insuficiência renal crônica ou hepática, costumam prejudicar a secreção do hormônio. Sua produção começa a diminuir naturalmente a partir dos 20 anos, até atingir patamares baixos por volta dos 60 anos, provocando redução da massa muscular, da densidade óssea, da espessura da pele e aumento da fragilidade capilar.

A reposição do GH na terceira idade é recomendável aos pacientes com perda muscular importante. Em casos específicos e sob rígido controle médico, pode ser usado como agente de rejuvenescimento da pele ou para melhorar o rendimento dos exercícios de musculação. Durante algum tempo, o GH esteve associado ao conceito de juventude eterna, mas seu uso indevido, como anabolizante, trouxe problemas sérios -como aumento do fígado e do coração- e hoje é desaconselhado.
Receita natural: sono profundo e exercícios físicos são os estímulos naturais que mais contribuem para liberar doses generosas dessa substância na corrente sanguínea.



ALQUIMISTA DA BELEZA
Festejado como o "hormônio do rejuvenescimento", o DHEA provou que é benéfico no combate ao processo de envelhecimento da pele, apesar de não fazer milagres. A substância também pode ajudar quem está chegando à meia-idade: esse é o hormônio que acaba se transformando em estrógeno, progesterona e testosterona, estimulando a libido e a vontade de empreender, em geral. O medicamento ainda não foi liberado nos Estados Unidos e no Brasil sua importação é proibida. Em alguns países da Europa, como a França, o DHEA é vendido sob prescrição médica, em dosagens sempre personalizadas.
Receita natural: a ciência ainda não explica, mas existem pesquisas mostrando que exercícios de relaxamento, ioga e sessões de meditação reforçam a produção natural e mantêm elevados os níveis de DHEA.

SAMURAI DA LIBIDO
A testosterona é um hormônio masculino produzido pelos testículos e, em pequena quantidade, pelas glândulas supra-renais e ovários, nas mulheres. No organismo feminino, a substância aumenta a libido e influi na capacidade de atingir o orgasmo. Ao contrário do estrógeno, cujos ciclos se estendem por 15 dias, a testosterona desencadeia grandes emoções em curtos espaços de tempo -de 15 a 20 minutos. É liberada, junto com outros hormônios, em situações de tensão (inclusive sexual) e também de estresse: basta uma descarga alta de adrenalina para estimular a produção das glândulas supra-renais. Os níveis de testosterona diminuem a partir dos 50 anos.
Receita natural: dois estudos realizados na França mostraram que a testosterona atinge o nível máximo entre os homens e mulheres que vivem em casal e têm uma vida sexual ativa. Um índice elevado desse hormônio torna as pessoas mais desejáveis e, quanto mais isso for verdade, maior também é o desejo que essas pessoas sentem e despertam em seus pareceiros.

PERSONAL TRAINER DA VITALIDADE
As endorfinas, verdadeiras drogas da euforia, são produzidas no cérebro de maneira constante ao longo da vida: dão pique, ânimo e otimismo, além de combater a depressão, a insônia e a ansiedade, ajudando a reduzir o estresse e a aliviar a dor. Graças a essas substâncias, a atividade sexual e a prática de esportes acabam desencadeando sensações de prazer, mesmo quando há algum desconforto físico. Pessoas muito idosas ou deprimidas liberam baixos níveis de endorfinas e, quanto mais inativas forem, menor será a taxa dessa substância em circulação no organismo.
Receita natural: meditar ou simplesmente relaxar profundamente é um método poderoso para liberar endorfinas. Acalmar a atividade mental significa reduzir a produção de adrenalina -que causa estresse- e potencializar a das endorfinas, que trazem bem-estar. Essas substâncias atingem seu nível máximo às 6 horas da manhã, coincidentemente o primeiro horário de meditação dos iogues tradicionais.




BÁLSAMO DA FELICIDADE
A serotonina é um neurotransmissor produzido no cérebro e intimamente relacionado aos transtornos do humor. Regula o sono, a temperatura do corpo e a sensibilidade à dor, além de atuar sobre a libido, equilibrando o desejo sexual (que pode estar muito acima ou abaixo da média). Sua presença no organismo estimula o apetite e, em particular, a vontade de comer doces. Em doses altas, pode provocar sudorese, mal-estar e taquicardia. Baixos níveis estão relacionados a alterações do sono ou estados de insônia e depressão.
Receita natural: a prática regular e prazerosa de atividades físicas e mentais estimula a produção de serotonina, assim como o consumo de chocolate, banana e tomate.








0 comentários: