HIPERTENSÃO

Fuja da Pressão Alta

Para fugir da pressão alta, seguem algumas dicas desenvolvidas pela nossa equipe: pratique exercícios físicos regulares, reduza o consumo de sal, evite bebidas alcoólicas e cigarro e saiba lidar com stress.

Nosso coração pode ser comparado a uma bomba que bate de 60 a 80 vezes por minuto durante toda a nossa vida e distribui cerca de 5 a 6 litros de sangue por minuto para todo o corpo humano.

Para esta distribuição se tornar possível, uma força é necessária para bombear o sangue através dos vasos, esta força é chamada de pressão arterial e é determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele se encontra para circular o corpo.

Os números apresentados na pressão arterial significam uma medida de pressão calibrada em milímetros de mercúrio (mmHg). É considerado hipertenso aquele que apresente pressão arterial ≥140x90mmHg, lembrando sempre que podem ocorrer elevações ocasionais com exercícios físicos, drogas, fumo, álcool, café, alimentos, preocupações e nervosismo.

A seguir, algumas dicas que poderão te ajudar na manutenção dos níveis de pressão dentro do que se considera normal.

Exercícios físicos regulares

Procure dedicar algum tempo no seu dia-a-dia para realizar alguma atividade física. O ideal é realizar, ao menos, trinta minutos de atividade física moderada, três ou mais dias na semana. Se você estiver acima do peso, o ideal é realizar exercícios diariamente. Procure seu médico para uma avaliação.

Redução do sal

A Associação Americana do Coração (American Heart Association) recomenda a redução da quantidade de sal ingerido para 6 g por dia, o que corresponde a 4 colheres rasas de café de sal.

Alimente-se bem

Evitar alimentos gordurosos leva a redução dos níveis de colesterol no sangue. Com isso, você estará poupando suas artérias de ter placas de colesterol depositadas na parede interna das mesmas. Uma dieta rica em frutas e vegetais é muito benéfica para pessoas hipertensas.

Evite bebidas alcoólicas

É importante evitar o uso excessivo de bebidas alcoólicas, procurando tomar, no máximo, uma dose diária (vinho, cerveja ou bebida destilada). Além disso, as bebidas alcoólicas são altamente calóricas, podendo aumentar o peso corpóreo.

Evite o cigarro

A nicotina e outras substâncias contidas no cigarro ativam a produção de hormônios que desencadeiam a produção de maior quantidade de adrenalina pelo organismo, decorrendo disto, o aumento da pressão arterial.

Lide com o stress

Procure relaxar com pequenas pausas durante o dia, buscando evitar o excesso de atividades, a falta de sono ou se irritar com as coisas que acontecem. Algumas pessoas se beneficiam de atividades como a prática de meditação, de ioga e da psicoterapia.


Tenha uma vida saudável e afaste a hipertensão de você!

0 comentários: