CATAPORA


Foto de Catapora



A catapora é uma doença que é causada por um tipo de vírus que ocasiona inflamação napele. Seu nome científico é varicela. É mais comum esse vírus atacar as crianças, as quais possuem um sistema de defesa menos desenvolvido do que as pessoas adultas e, geralmente, ficam mais expostas a vários ambientes, aumentando-se a possibilidade de contato com pessoas infectadas pela catapora. Uma vez contraído, o vírus da catapora dificilmente se desenvolverá em algum organismo onde já se tenha atuado por algum período, pois é comum esse tipo de doença se desenvolver somente uma única vez em uma determinada pessoa, geralmente crianças. Portanto, um adulto que quando criança tenha adquirido catapora, dificilmente contraíra o vírus por uma segunda vez. Mas isto ocorre porque, depois de atacado pelo vírus, o organismo da pessoa acaba criando diversos anticorpos que combatem a catapora, o que torna a pessoa imune a uma segunda infecção. Devemos sempre ficar atento às Dicas de Saúde do médico para que o problema não fique mais grave.


Os sintomas da catapora podem aparecer em um período compreendido entre sete e vinte e um dias após a infecção pelo vírus, e geralmente aparecem em primeiro lugar na cabeça da pessoa, passando-se depois para o rosto do indivíduo e seguindo-se para as costas em diante, afetando o corpo inteiro da pessoa contaminada. Dentre os diversos sintomas apurados, os mais comuns são formação de feridas pele corpo, coceira e irritação na pele, manchas avermelhadas em diversas regiões do corpo humano, enjôo e mal estar, dores de cabeça, febre alta e, por fim, dores no estômago. Em um estágio avançado da doença, depois de certo tempo de infecção, as manchas vermelhas que se formaram pelo corpo acabam virando bolhas. É neste período que a pessoa doente deve ter maioratenção e cuidado, pois as regiões afetadas ficam bastante irritadas e com muita coceira, devemos-nos atentar para a Saúde da Criança por que ela é sempre mais frágil que um adulto. Lembrando-se que se deve evitar coçar a pele, para não estourar as bolhas, o que prejudica a recuperação e faz com que se leva mais tempo para a cura da catapora e para que o doente recupere totalmente sua Saúde.

Foto de Catapora


A catapora pode ser transmitida pelo contato físico e corporal com as pessoas por ela contaminadas, portanto, devem-se lavar bem as roupas e de forma constante, separar instrumentos como escova de cabelos, toalhas, calçados, entre outros. Uma forma de se amenizar bem as coceiras e irritações na pele causadas pela catapora, é tomar banhos com água fria, ou ainda, utilizar produtos como permanganato e sabonetes especiais. Devem-se evitar os banhos com a água em temperatura elevada, pois a água quente aumenta a irritação na pele e dificulta a cicatrização das lesões formadas. Hoje já existe no mercado um tipo de vacina contra a catapora. No entanto, lembre-se que a doença não se torna grave, desde que bem tratada. Assim, siga todas as orientações do médico e combata a Catapora.

Foto de Catapora


0 comentários: