Pesquisadores brasileiros desenvolvem curativo


natural




Matéria-prima para medicamento tem origem em sangue doado.

Curativo ajuda no tratamento de feridas de cicatrização difícil.



Pesquisadores brasileiros descobriram um curativo natural para tratamento de feridas de cicatrização difícil. O medicamento é feito de sangue humano.

O produto é fruto de uma pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Hematologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), de Botucatu.

O medicamento tem um diferencial inovador: 100% da matéria-prima tem origem em sangue doado.

“O que nutre todos os tecidos o organismo é o sangue, então haveria de estar nele a resposta para uma ferida”, disse Elenice Deffune, pesquisadora da Unesp.

O sangue passa por uma máquina que divide o material em três partes: hemácias, usadas em transfusões; plaquetas, para tratamento de leucemia; e o plasma, que na maioria das vezes era descartado. E é justamente o plasma a fonte do novo remédio.

A principal função do produto é estimular o organismo a conter a ferida. A ação das proteínas que estão presente no gel ajuda na regeneração dos vasos sanguíneos, na formação de nova pele e no fechamento da lesão.

“São substâncias que interagem com a própria química do organismo”, afirma Rosana Rossi Ferreira, pesquisadora da Unesp.

O gel está em fase de testes, mas logo deve ser comercializado. “Ele é economicamente viável e é cientificamente lógico”, diz Elenice.

A auxiliar de enfermagem Conceição Marfil sofreu com úlceras nas pernas durante sete anos. Depois de usar o curativo natural, não tem mais nada. “Foi uma salvação, tanto na parte estética, quanto emocional”, disse Conceição. “A pessoa que tem a úlcera que eu tive acaba se fechando um pouco.”

De acordo com os pesquisadores, o gel desenvolvido pela Unesp deve um terço do preço dos medicamentos convencionais.



0 comentários: