ESTUPRO



6a00d8341ce42b53ef00e54f5b69298833-640wi


Publicado em: 25/06/2010 15:28
Camisinhas anti-estupro

Por causa da Copa do Mundo, a África do Sul está sob o foco da imprensa do mundo inteiro. Mas um jornal daqui de Fort Lauderdale, o Sun Sentinel, resolveu falar sobre aquele país africano por um viés completamente diferente e original, embora com alguma relação com o evento esportivo.

Na edição de ontem, o Sun Sentinel alertava as americanas fãs de futebol que pretendam visitar a África do Sul para que não esqueçam de comprar e usar um produto de proteção pessoal chamado Rape-aXe. A rede de televisão CNN também deu a notícia, acrescentando que o produto já está sendo distribuído em várias cidades da África do Sul onde estão ocorrendo os jogos da Copa.

Trata-se de uma camisinha feminina de borracha inventada para punir imediatamente os estupradores e auxiliar a polícia na identificação dos criminosos.

A África do Sul é o país campeão mundial em estupros, conforme estudo divulgado pela Interpol. Dados da Anistia Internacional dão conta que milhares de mulheres são estupradas todos os anos e quase metade das vítimas tem menos de 18 anos. Estima-se que uma violação ou tentativa de estupro ocorra a cada 17 segundos naquele país. Entre 28 a 30 por cento das adolescentes sul-africanas reportam terem sido forçadas em seu primeiro encontro sexual. Também são comuns estupros de crianças e até bebês com meses de idade. Estupros recreacionais feitos por gangues contra uma ou mais vítimas receberam até um nome, uma gíria nova no idioma: Jackrolling. A grande maioria dos casos permanece impune.

O problema é tão prevalente naquela sociedade que celebridades como a atriz Charlize Theron, nascida na África do Sul, participam gratuitamente de campanhas visando chamar a atenção das autoridades policiais e médicas para essa tragédia e chacoalhar a consciência nacional.

E foi uma médica, Sonnet Ehlers, cansada de lidar diariamente com os horrores desse tipo de crime, que inventou o Rape-aXe. Ela conta que a inspiração veio de uma paciente, completamente traumatizada após um estupro, que ficava repetindo: "se ao menos eu tivesse dentes lá embaixo". A doutora Ehlers resolveu criar esses dentes.

Inventou um tipo de uma armadilha para estupradores. A coisa funciona como um absorvente interno. Feito de látex, macio dos lados em que ficará em contato com o corpo feminino, Rape-aXe tem uma cavidade pronta para causar estragos caso ocorra um estupro.

No momento de uma penetração forçada, o instrumento fecha-se com força em volta do pênis do estuprador. Por ter fileiras de dentes no formato de anzóis em toda a extensão, uma vez acoplado ao pênis o aparato só poderá ser retirado por um médico. E esse procedimento, espera a inventora, deverá ser acompanhado por policiais para fazer a prisão.

Diz a doutora Ehlers, que o produto foi inventado mesmo para doer e causar intenso desconforto ao estuprador para que ele se distraia com o sofrimento e a vítima tenha tempo de fugir. O imbecil que cair nessa armadilha não vai poder urinar ou andar. Se tentar retirar o instrumento vai sofrer ainda mais porque a pressão sobre o pênis vai aumentar e ele terá cicatrizes para se lembrar do infeliz acontecimento para o resto da vida.

Além disso, o aparelho também protege a mulher de contrair doenças sexualmente transmissíveis, já que qualquer fluido corporal do agressor vai ficar contido dentro da própria cápsula de borracha.

Críticos da invenção chamam o aparelho de "medieval", ao que a doutora rebate, no site do produto, que ainda mais medieval é o desrespeito com o corpo e as vontades de uma mulher. Touché!

Dr. Ehlers concorda que sempre existe a possibilidade do agressor ficar ainda mais violento e acabar matando a vítima, mas argumenta que esse já é um risco inerente a qualquer crime. Ela também admite que mulheres vingativas podem fazer mau uso do produto para punir maridos ou namorados mesmo em situações de sexo consensual.

Entretanto ela está convencida - e eu também - que os benefícios do produto em muito superam os eventuais riscos do uso inapropriado. E para isso oferece um simples conselho ao homens que se relacionam com mulheres de espírito vingativo: "não coloque o que te pertence em locais que não ter pertencem e você nunca terá problemas". Touché mais uma vez.

Quem quiser assistir a um filme que explica em detalhes o funcionamento dessa maravilhosa invenção pode checar esse site aqui: http://www.antirape.co.za/

Que me perdoem os fanáticos por futebol, o que se preocupam em mandar o Galvão calar a boca ou ficam irritados com as grosserias do Dunga, mas pra mim essa foi uma das melhores notícias que vieram da África do Sul nas últimas semanas.




rapex-condom.jpg


0 comentários: