TRAGÉDIA



Sim, tragédia, porque não existe outra explicação para este fato, precisava acontecer um espisódio destes para as autoridades tomarem providências???
É deplorável, como autoridades fazem descaso sobre estes assuntos.
Pois não é o 1º caso de que se sabe, e, infelizmente, não será o último.
Se escolas de profissionais continuarem colocando no mercado de trabalho da saúde, mão de obra com muito pouco preparo.


Aplicada no sangue, vaselina causaria



embolia, diz toxicologista.




Embolia provoca obstrução ou entupimento de veias e artérias.
Segundo família, garota de 12 anos morreu após receber vaselina na veia.




Reprodução de imagem GloboNews TV


A vaselina, se administrada por via intravenosa, causa embolia, conforme explica o médico toxicologista do Hospital das Clínicas, Anthony Wong. “Provoca um fenômeno que nós chamamos de embolia e vai provocando obstrução ou entupimento de várias veias e artérias”, diz.

É o que pode ter ocorrido com a menina Stephanie dos Santos Teixeira, de 12 anos, morta no último sábado (4), se ficar comprovado que ela recebeu vaselina na veia, conforme denuncia sua família.

A garota foi hospitalizada na sexta-feira (3) com dores abdominais, diarréia e vômito. Após receber o diagnóstico de virose, Stephanie chegou a receber soro na veia. O problema teria ocorrido no momento de uma nova dose de medicamento.

“Ela falou que a filha dela tinha passado mal depois de um remédio que deram pra ela. Aí disse que ela sentiu a mão formigar e falou pra mãe dela que a mão tava formigando”, conta Rita Cândido da Silva, amiga da mãe de Stephanie.

Stephanie foi internada no Hospital São Luiz Gonzaga, na zona Norte de São Paulo, que é administrado pela Santa Casa de São Paulo. Quando o quadro da garota piorou, ela chegou a ser transferida para a Santa Casa, na noite da sexta-feira, mas não resistiu.

Uma mulher que estava no Hospital São Luiz Gonzaga diz ter ouvido uma conversa das enfermeiras sobre o assunto. “Falaram que tinham aplicado medicamento oleoso na menina. E falaram sobre a família, que não poderia ficar sabendo disso.”

De acordo com o boletim de ocorrência, o pai apresentou à polícia um relatório de evolução clínica emitido pelo hospital, segundo o qual a menina recebeu 50 ml de vaselina. A ocorrência foi registrada como homicídio culposo, quando não há intenção de matar, e encaminhada ao 73º Distrito Policial, no Jaçanã, para investigação.

A Santa Casa afastou toda a equipe médica envolvida no atendimento à menina e abriu uma sindicância para apurar as responsabilidades. A instituição diz que só se manifestará sobre o caso em uma nota à imprensa prevista para a tarde desta segunda-feira (6).

O corpo da menina foi enterrado na manhã deste domingo (5) no Cemitério Parque da Cantareira, na Zona Norte de São Paulo.






0 comentários: