CHOQUES ELÉTRICOS

Sempre que for prestar socorro a uma vítima de acidente ou mal súbito, o socorrista deverá estar atento e obedecer os passos a seguir:


Mantenha-se calmo e evite o pânico.

Certifique-se de que há condições seguras o bastante para atendimento pré-hospitalar, sem risco para o socorrista e a vítima.

Faça uma avaliação primária da vítima e dê prioridade aos casos mais graves, como: hemorragia abundante, inconsciência, parada cárdio-respiratória, choque e envenenamento.

Você pode agravar o estado da vítima com manobras intempestivas.

Não abandone a vítima para procurar socorro.

Não dê líquidos ou mesmo produtos para inalação.

Não tracione membros ou faça movimentos bruscos com a vítima.

Garanta as funções vitais do acidentado (respiração e circulação).

Só remova a vítima se puder manter as funções vitais (respiração e circulação).

Mantenha a vítima em posição confortável e aquecida.

O atendimento deve ser feito preferencialmente no solo.

Transporte a vítima para o hospital mantendo as funções vitais.

Após qualquer atendimento de emergência, a vítima deve ser encaminhada para um atendimento médico especializado.

Preste informações corretas ao hospital sobre os procedimentos realizados, bem como, se possível, sobre os dados de saúde da vítima que você saiba (hipertensão, diabetes, hemofilia, epilepsia, gravidez, asma etc.).


Choque elétrico



Choques Elétricos

O choque elétrico é a perturbação que se manifesta no organismo humano, quando este é percorrido pela corrente elétrica. A gravidade do acidente está ligada às características físicas da corrente e condições do acidente, tais como: natureza da corrente ( contínua ou alternada); freqüência; voltagem; resistência do corpo humano à passagem da corrente elétrica, que varia segundo as condições ambientais; percurso da corrente pelo corpo e tempo de duração da passagem.

Existem três formas distintas de ocorrer o choque elétrico.

O choque estático acontece com o contato com equipamentos que possuem eletricidade estática, como por exemplo, um capacitor carregado.

O choque dinâmico é através do contato ou excessiva aproximação do fio fase de uma rede ou circuito de alimentação elétrico descoberto.

Através do raio, acontece o choque atmosférico que é o recebimento de descarga atmosférica.


Choques Elétricos


As manifestações do choque são: contrações musculares; comprometimento do sistema nervoso central, podendo levar à parada respiratória; comprometimento cardiovascular provocando a fibrilação ventricular – "parada cardíaca"; queimaduras de grau e extensão variáveis, podendo chegar até a necrose do tecido.

Em caso de acidente com choque elétrico, a primeira atitude para socorro da vítima é desligar a corrente elétrica o mais rápido possível ou afastar a vítima do contato elétrico, utilizando material isolante elétrico seco ( borracha, madeira, amianto etc).

O segundo passo é verificar o nível de consciência e sinais vitais; realize a ressucitação cárdio-pulmonar, se necessário; cuide das queimaduras, se houver, e providencie a hospitalização da vítima. Os casos mais graves causados por choque são a parada cárdio-respiratória e queimadura.

0 comentários: