CUIDADOS DA PELE PELA MANHÃ

Dra. Dóris Hexsel


Médica dermatologista. Coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A nossa pele sofre diariamente os efeitos do meio ambiente. Sol, vento, poluição são fatores que prejudicam e castigam a pele. Para que a pele se mantenha saudável, sem manchas, aspereza e ressecamento, são necessários cuidados diários como: limpar, proteger e hidratar e é ideal que se comece a cuidar da pele já pela manhã.
Os cuidados com a pele pela manhã, começam com uma boa noite passada de sono. Dormir bem, em torno de 8 horas, faz com que a pele descanse e revigore para enfrentar mais um dia. Além disso, o bom descanso também previne olheiras e evita a formação precoce de rugas.


Pela manhã, antes de enfrentar a rotina, recomenda-se a limpeza da pele (do rosto principalmente) com um sabonete neutro e a aplicação de um filtro solar com FPS superior a 15, no rosto, e em todas as áreas do corpo que ficarão em contato direto com a luz (solar ou artificial). Esses cuidados básicos, de limpeza e proteção, valem para todos os tipos de pele (normal, oleosa, mista e seca).
Outros cuidados dependem do tipo de pele, por exemplo, as peles mais secas precisam de hidratação. Nesses casos, a opção pode ser por um hidratante contendo filtro solar, ou deve-se passar primeiro o filtro e o hidratante após, antes ainda da maquiagem.
A maquiagem também faz parte dos cuidados com a pele pela manhã. Após a limpeza, proteção e hidratação, a pele está pronta para ser maquiada. Os cuidados com a maquiagem incluem a escolha de bons produtos, e que estejam de acordo com a tonalidade da pele e dos cabelos. Para o dia, o ideal é uma maquiagem mais suave, que valorize os traços naturais do rosto.
O café da manhã é outro cuidado que ajuda a manter a pele saudável. O ideal é alimentar-se bem, com frutas, cereais, leite e carboidratos (pães). Ingerir bastante líquido durante o dia é a maneira mais eficiente de hidratar a pele, e essa prática deve começar logo cedo.
Com relação aos tratamentos: Os cremes contendo retinóides e alfahidroxiácidos (vitamina C, ácido glicólico, etc) principalmente, estão recomendados à noite, porém há alguns que podem ser utilizados já pela manhã, sob orientação do dermatolgista e sempre associados à filtros solares.
Existe uma modalidade de tratamento, chamada de cronoterapia, em que os produtos e medicamentos são administrados de acordo com as variações biológicas, em relação ao tempo, de acordo com o biorritmo. Isso por que algumas substâncias “variam o seu comportamento no organismo” dependendo do período em que são administradas. No caso da celulite, esse conceito já é aplicado para otimizar o resultados dos cremes. Segundo a cronterapia, para tratamento da celulite, de manhã devem ser utilizados produtos que favoreçam a queima de gorduras, pois o organismo queima mais gorduras durante o dia. Já a noite, teriam melhor ação os produtos ativos na circulação e microcirculação.

0 comentários: