TRATAMENTOS ESTÉTICOS NA DERMATOLOGIA

TOXINA BOTULÍNICA

A aplicação da toxina botulínica visa eliminar o papel muscular do envelhecimento, inibindo impulsos nervosos que causam a contração dos músculos responsáveis pelas chamadas "rugas da expressão facial". Na face, essas rugas estão localizadas na metade superior (pés-de-galinha, fronte, glabela) e inferior (ao redor da boca, queixo, pescoço) e são ocasionadas pelo uso repetitivo dos músculos dessas regiões. Mais recentemente, a toxina botulínica também têm sido usada para outras finalidades estéticas, além de atenuar rugas, tais como: sorriso gengival, levantamento dos seios pequenos, hipertrofia do masseter e assimetrias faciais. A toxina botulínica é também utilizada no tratamento do excesso de suor, pois ela inibe a ação das glândulas sudoríparas, localizadas nas axilas, mãos e pés. Porém, é importante frizar que essas indicações são limitadas e dependem de avaliação clínica criteriosa.


O efeito da toxina botulínica dura de três a seis meses. No caso da hiperidrose, pode durar um pouco mais, até um ano.
Estão disponíveis no mercado brasileiro duas marcas comerciais de toxina botulínica: Dysport? e Botox?. Ambos medicamentos são eficazes para a finalidade cosmética proporcionado excelentes resultados quando a técnica for feita corretamente, por profissionais médicos experientes.
O preço das sessões varia de acordo com a abrangência da área tratada.

PREENCHIMENTO CUTÂNEO

As técnicas de preenchimento cutâneo são procedimentos suaves realizados no interior da pele, destinados a fortalecer, repor ou substituir componentes naturais das camadas cutâneas mais internas. São indicadas para corrigir sulcos, como aquelas marcas mais profundas entre a boca ou entre as sobrancelhas, e rugas, como aquelas ao redor da boca e outras da face.
Os materiais preenchimento podem ser de duração temporária ou permanente. Existem também outras opções que podem ser indicadas para casos específicos. Entre as opções existentes, destacam-se a gordura e o colágeno oriundos do próprio organismo.
O ácido hialurônico é classificado como material transitório. Quando injetado, fortalece a estrutura da pele e eleva a área injetada. Esse tratamento é efetivo para rugas e linhas de expressão, na correção de cicatrizes bem no preenchimento de lábios.
Os preenchedores permanentes são o dimetilsiloxane e os metacrilatos, prncipalmente. Esses materiais são injetados nas áreas-alvo na forma de pequenos volumes para dar uma elevação e um suporte estrutural abaixo da pele. Esses materiais em geral geram a produção de novo colágeno ao redor das micro-gotas implantadas, que atuam como preenchimento sinérgico e permanente.

PEELINGS QUÏMICOS

Os peelings químicos são classificados em quatro tipos:
Peelings químicos muito superficiais - neste caso, apenas a camada mais externa da epiderme é removida. O benefício deste tipo de peeling é promover uma textura mais bonita, porém isso só é percebido repetindo-se algumas vezes o procedimento.
Peelings químicos superficiais: são, juntamente com os peelings muito superficiais, os mais utilizados atualmente. Promovem um "refrescamento" da pele e são igualmente utilizados como adjuvantes no tratamento da acne e do melasma (manchas freqüentes que ocorrem na face, especialmente de mulheres). São feitos de forma seriada (a cada quinze ou trinta dias), em número de três a seis, dependendo da avaliação clínica do dermatologista.
Peelings químicos médios - são muito utilizados para tratar as manifestações do foto-envelhecimento (envelhecimento provocado pela exposição solar crônica), incluindo-se as manchas e lesões pré-cancerosas.
Peelings químicos profundos - são muito efetivos no tratamento do foto- envelhecimento. Agem mais profundamente e, por isso, oferecem melhores resultados em rugas e cicatrizes. Porém, são menos utilizados pelo maior risco de complicações.

MICRODERMOBRASÃO

A microdermoabrasão, conhecida como "peeling de cristais", é outra modalidade de peeling muito utilizada. É uma forma de peeling não químico (como os anteriormente citados) mas mecânico. Através de um aparelho especial, micro cristais descartávais promovem uma abrasão superficial das camadas mais superficiais da pele. A recuperação é rápida e, sendo um peeling superficial, recomenda-se também repetir.A microdermoabrasão é amplamente indicada para melhorar a qualidade da pele, reduzir rugas e manchas da idade, atenuar e até eliminar cicatrizes de acne e verrugas, combater a celulite e as estrias.

SUBCISION

Subcision?, é uma técnica cirúrgica altamente eficaz para o tratamento da celulite de grau avançado (III e IV), sendo uma técnica simples, rápida, efetiva, realizada em consultório e que oferece resultados persistentes.
A técnica e feita sob anestesia local, em que agulhas especiais são utilizadas como um bisturi. Tais agulhas são introduzidas na pele abaixo do local da depressão (ruga, cicatriz deprimida ou "buraquinho da celulite") para cortar os septos fibrosos que estão tracionando a pele, causando a depressão. As incisões provocadas por estas agulhas são mínimas e não costumam deixar cicatrizes. Este ato cirúrgico elimina a tração exercida pelos septos sobre a pele, corrigindo o relevo deprimido. As incisões também cortam os vasos sangüíneos dos tecidos abaixo da pele, formando hematomas que darão origem a um novo tecido conjuntivo, promovendo um preenchimento da área deprimida.
Além de ser uma técnica para celulite, também pode ser utilizada para rugas profundas, muitas vezes em combinação com outros procedimentos.

DEPILAÇÃO A LASER

A depilação a laser é um método eficiente e seguro para quem quer livrar-se do excesso de pêlos e das depilações freqüentes. O laser de diodo (Light SheerTM), é o mais novo, mais eficiente e mais completo sistema de depilação a laser. É aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration).
A depilação a laser é um processo gradual, que vai diminuindo substancialmente a quantidade de pêlos a cada sessão.
O número de sessões varia de acordo com a avaliação médica de cada caso.

REJUVENESCIMENTO A LASER E LUZ INTENSA PULSADA

A associação do laser Nd-Yag com a tecnologia da luz intensa pulsada (IPL) é um procedimento que vem revolucionando os tratamentos de rejuvenescimento facial. O equipamento mais utilizado com essa tecnologia é o IPL QuantumTM.
Esse procedimento, quando bem indicado, produz excelentes resultados no tratamento das manchas provocadas pelo sol, vasinhos aparentes na face ou no corpo e outras lesões na pele, conforme indicação médica.
O procedimento é não-ablativo - ou seja, é praticamente indolor e realizado sem a necessidade de internação ou anestesia – e a recuperação é imediata. Não produz vermelhidão intensa, inchaço ou desconforto. Essa tecnologia oferece resultados prolongados, garantindo uma aparência mais suave e uniforme à pele.
Para um bom resultado, normalmente são necessárias de 4-6 sessões de tratamento, dependendo da avaliação prévia.

0 comentários: