Prontuário pessoal de saúde ou prontuário eletrônico do paciente é um documento compilado e mantido pelo paciente sobre sua sáude.
Imagine uma maneira de reunir todas suas informações médicas e de saúde de forma segura e vitalícia.
Imagine que estas informações evoluissem junto com você, permitindo um acompanhamento no decorrer dos anos.
Imagine que você pudesse compartilhar estes dados com médicos e profissionais de saúde de sua confiança.
Em breve isto não será mais imaginação. O futuro da saúde está caminhando nesta direção: A trasnferência da responsabilidade pela saúde será principalmente do paciente. E nada mais justo, pois trata-se do principal interessado!
Atualmente, toda vez que você consulta um médico, visita um hospital, realiza exames ou visita outros profissionais de saúde um registro desta visita é criado.
Originalmente este registro foi batizado de prontuário médico. Segundo Resolução nº 1.638/2002 do Conselho Federal de Medicina em 2002, http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/cfm/2002/1638_2002.htmArt. 1º – Documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada, de caráter legal, sigiloso e científico, que possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo.Complementado pela definição de seu responsável:
Art. 5º, item I – Assegurar a responsabilidade do preenchimento, guarda e manuseio dos prontuários, que cabem ao médico assistente, à chefia da equipe, à chefia da Clínica e à Direção técnica da unidade.Apesar de sua definição delegar a responsabilidade técnica pelo prontuário ao médico, outros profissionais de saúde também o utilizam para registrar informações de maneira a formar um documento em prol da saúde do indivíduo.
Outro detalhe é que ainda que a responsabilidade pela guarda seja do médico, a propriedade do prontuário é do paciente.
O prontuário médico vem evoluindo e hoje já existem várias versões eletrônicas. Mas existia uma necessidade de informações de saúde fossem acessadas com mais facilidade pelo paciente, e que este também tivesse a chance de contribuir com algumas informações pessoais relevantes.
Nasceu então o Prontuário Pessoal de Saúde (PPS), originalmente nos EUA com o nome de Personal Health Record (PHR). Este prontuário é compilado e mantido pelo paciente, mas pode interagir e compartilhar informações com o prontuário médico afim de aprimorá-lo.
Não trata-se de um substituto ao prontuário médico, mas sim uma ferramenta para que cada indivíduoposso contribuir com gerenciamento da própria saúde e qualidade de vida.
O prontuário pessoal de saúde serve como:
Base para planejar tratamentos e cuidados de saúde
Meio pelo qual médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde podem interagir sobre as necessidades dos pacientes
Documento de valor legal que descreve os tratamentos e cuidados recebidos pelo paciente

0 comentários: