Evento na USP homenageia pioneiro do cerimonial brasileiro

O Comitê Nacional de Cerimonial Público homenageou os 90 anos do professor Nelson Speers, no dia 29 de março. Nelson Speers começou a desenvolver suas atividades na USP na década de 1940, onde ficou até 1978, sempre na área de Recepção, Relações Públicas e Cerimonial da Universidade. Atuou na área de Comunicação junto a entidades corporativas, empresas privadas e instituições. Em 1954, fez parte da Comissão Comemorativa do IV Centenário da Cidade de São Paulo.

Speers participou do grupo que fundou a Associação Brasileira de Relações Públicas, entidade que também dirigiu. Foi agraciado com a ordem Don Nunes Vasco de Balboa-Panamá - no grau de comendador. Possui o título de “Pioneiro Emérito do Cerimonial Brasileiro” concedido pelo Comitê Nacional do Cerimonial Público. É presidente de honra da Organização Internacional de Cerimonial e Protocolo e membro honorário de várias academias internacionais. Recebeu o Prêmio Internacional de Protocolo em 2003 na área de pesquisa. É autor de catorze livros na área de Relações Públicas e Cerimonial.

Na homenagem do dia 29, foi lançado o Projeto de Ensino de Cerimonial a Distância, organizado por Speers e implementado com o suporte técnico da Universidade Estadual Paulista – Unesp. Na ocasião a cerimonialista Brasília de Arruda Botelho ministrou uma palestra sobre o tema “Cerimonial de conduta - elemento básico para o profissional”.

0 comentários: