MENOPAUSA - Luta contra relógio biológico


As mulheres que gostariam de adiar a maternidade e investir na carreira podem ter um novo aliado na luta contra o relógio biológico. Cientistas iranianos desenvolveram um teste sanguíneo capaz de prever quando a menopausa vai chegar. O estudo detectou a concentração no sangue do hormônio anti-Müllerian, que controla o desenvolvimento de folículos responsáveis pela produção dos óvulos.


A pesquisa, que será apresentada na Sociedade de Reprodução Humana e Embriologia Européia, pode ajudar a prever quando uma mulher, na faixa dos 20 anos de idade, vai entrar no período de declínio hormonal. Resultados em pequena escala tiveram sucesso ao estabelecer a margem de erro em até quatro meses.

Os pesquisadores analisaram amostras de sangue de 266 mulheres entre 20 e 49 anos, medindo a concentração do hormônio anti-Müllerian no sangue, em um intervalo de três anos. Também coletaram informações de histórico econômico e reprodutivo das voluntárias para exame no mesmo período de tempo.

Precoce
Em média, as mulheres alcançam a menopausa por volta dos 52 anos e a perda da fertilidade ocorre até dez anos após esse período. O teste seria útil para as pequenas parcelas que sofrem de menopausa precoce cerca de 1% antes dos 40 anos e entre 5 a 10% até 45 anos






1 comentários:

Anônimo at: 29 de junho de 2010 às 03:18 disse...

Tem um blog muito proactivo e interessante muitos parabéns... a enfermagem precisa de pessoas como voce que lutem pela divulgação e interesse...

Shadownight do blog enfermeiros pela enfermagem